← voltar para plataforma impacto

Diretrizes sobre Tamanho Máximo de Sala de Aula na Noruega

Publicado em 07/05/2022
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Assegurar que todos os alunos tenham apoio pedagógico suficiente no processo de aprendizagem.

Onde e quando foi implementado?

As diretrizes valiam no sistema de educação básica compulsória na Noruega. Os resultados abaixo dizem respeito à um estudo observacional que utiliza informação dos anos letivos de 2001-2002 e 2002-2003.

Como é o desenho?

As diretrizes sobre a alocação de alunos em salas de aula estipularam que o tamanho máximo de salas de aula do Ensino Fundamental II seria de 30 alunos, modificando assim a razão de alunos por professor nas escolas do país.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, a seguinte evidência a respeito do impacto causal das diretrizes sobre os alunos matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II nos anos letivos de 2001-2002 e 2002-2003 em escolas públicas do país:

  • embora tenha sido encontrada evidência de diminuição do tamanho das salas de aula, não foi encontrada evidência de impacto desta diminuição nas notas em exames padronizados de Matemática e Língua Norueguesa ao final do 9º ano [1].

 

De onde vem essa informação?

  1. Leuven, E., Oosterbeek, H., & Rønning, M. (2008). Quasi?experimental Estimates of the Effect of Class Size on Achievement in Norway. The Scandinavian Journal of Economics, 110(4), 663-693.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.