← voltar para em pauta

Imds apresenta painel de indicadores estaduais para auxiliar o debate eleitoral

Publicado em 18/08/2022
Compartilhe:

Instituto busca apoiar o debate político baseado em dados, em torno de temas imprescindíveis ao desenvolvimento social

O Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds) disponibiliza em seu site a apresentação “Imds – Eleições 2022: Indicadores Estaduais”. O material oferece um panorama de indicadores estaduais com o objetivo de auxiliar o debate eleitoral em torno do desenvolvimento econômico e social. O conteúdo terá caráter público: tanto candidatos como cidadãos em geral e eleitores poderão dispor dessas informações para enriquecer o nível do debate público em torno de temas fundamentais com base em dados.

painel reúne informações relativas a 11 temas: ambiente de negócios, assistência social, atividade econômica, distribuição de renda, educação, fiscal, habitação, mercado de trabalho, mobilidade social, saúde e segurança. Para todos eles, estará disponível a ferramenta de comparação entre as Unidades Federativas (UFs) de todo o país.

“Os temas listados foram selecionados por estarem relacionados a fatores que podem oferecer a uma pessoa a oportunidade de progredir na vida e conseguir viver em condições melhores do que as que seus pais viveram e vivem – isto é, que podem promover mobilidade social”, diz Paulo Tafner, diretor-presidente do Imds.

O conteúdo desenvolvido pelo instituto mostra que o conceito de mobilidade social se relaciona de maneiras diferentes com os eixos temáticos citados. Educação e saúde, por exemplo, representam a acumulação de capital humano, elemento fundamental na compreensão do crescimento econômico. Os temas de assistência social, distribuição de renda e habitação trazem análises sobre a população mais vulnerável, elucidando aspectos como a incidência da pobreza e da extrema pobreza, além das condições de moradia e de acesso a recursos básicos. Já a temática da segurança dialoga com a capacidade do estado de garantir o direito à vida em condições seguras, o que torna possível a efetivação de desenvolvimento humano, social e econômico plenos.

Ainda cabe mencionar os indicadores de mercado de trabalho, que buscam mostrar a inserção produtiva e o dinamismo econômico, retratando aspectos como a representatividade do trabalho informal nos estados brasileiros. E finalmente os temas ambiente de negócios, atividade econômica e fiscal revelam a facilidade para a realização de negócios em cada Unidade Federativa e evidenciam possíveis obstáculos no crescimento mais robusto da economia. Com esse grupo de indicadores é possível analisar também o contexto macroeconômico dos estados brasileiros.

O painel contempla ainda diferentes seções, que enriquecem a pesquisa do leitor. O usuário tem a opção de selecionar uma UF para visualizar em qual posição ela se encontra de acordo com o resultado dos indicadores no último ano de informação disponível. Ele também pode analisar a comparação da evolução temporal dos indicadores entre diferentes grupos sociais – sexo, cor ou raça, renda e escolaridade do responsável -, além de outras ferramentas disponíveis.