← voltar para em pauta

Foto: Reprodução vídeo

Vídeo do Imds apresenta os conceitos e os desafios da mobilidade

Com linguagem didática, imagens e animações, produção audiovisual apresenta o tema mobilidade social e o trabalho do recém-criado instituto e de seus pesquisadores
Publicado em 11/02/2022
Compartilhe:

Ao fechar seu primeiro ano de atividades, anunciar sua nova sede e lançar a primeira edição do Relatório Anual, em que presta contas a investidores e à sociedade, o Imds apresentou também o seu primeiro vídeo institucional.

Com duração de pouco mais de três minutos, a peça procura traduzir em linguagem simples conceitos complexos de mobilidade social. Para isso, faz uso de analogias, animações e comparações para obter um efeito acessível e esclarecedor.

“No Brasil, a probabilidade de uma criança chegar ao ensino médio, se seu pai não tiver instrução, é de 26%. Mas se o pai tiver ensino médio completo, será de quase 90%”. Esta é uma das frases mais impactantes do vídeo, narrado pela jornalista Adriana Couto.

O roteiro esclarece que “nós até melhoramos nas últimas décadas”, “mas podemos melhorar muito mais”. O Brasil fica muito atrás em diversos quesitos ligados à mobilidade, quando comparado com outros países. No vídeo, indicadores brasileiros são comparados com a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

“Foi por isso que surgiu o Imds”, salienta a narradora, e com o objetivo de “pautar o tema na imprensa e na sociedade em geral”. “Produzimos conhecimento que apontam caminhos para políticas públicas”, completa.

O argumento e o roteiro básico são da equipe do Imds. Roteiro final, produção e edição ficaram a cargo da produtora Manufatura. Confira a íntegra do vídeo aqui.

Ficha técnica
Produção: Manufatura Mídia
Roteiro: Fred Moreira
Direção e edição: José Pedro Tafner
Animação: Estúdio AToon
Motion graphics: Bruno Yoguy
Fotografia: André Magrão
Locução: Adriana (Didi) Couto
Gravação: Estúdio Nova Onda SP