← voltar para plataforma impacto

Estudo sobre Suplementação de Zinco para Bebês no Nordeste do Brasil

Avaliação de Impacto
Publicado em 14/12/2025 Atualizado em 14/12/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Entender a importância da mitigação de déficits de desenvolvimento infantil associados ao baixo peso ao nascer.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada entre 1993 e 1994 em 5 cidades no interior do estado de Pernambuco¹, no Nordeste do Brasil, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 205 bebês a termo com baixo peso ao nascer (de 1.500 a 2.500 gramas) de famílias de baixa renda e avaliações de acompanhamento aos 6 e 12 meses de idade.

Como era o desenho?

Foi estruturado um esquema de administração domiciliar para suplementação de zinco. As crianças receberam suplementação diária —exceto aos domingos— com 1 mg ou 5 mg de zinco por dia, por 8 semanas a partir do nascimento.² Agentes de campo ligados à implementação do estudo visitaram os domicílios para administrar a dose na presença da cuidadora principal. Durante o primeiro semestre de vida, esses agentes registraram, periodicamente, a adesão à suplementação, sintomas de morbidade —incluindo diarreia— e informações sobre alimentação.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:

  • houve melhorias em indicadores de saúde física na primeira infância para crianças que receberam suplementação de 5 mg de zinco, com redução na frequência de casos de diarreia dos 0 aos 6 meses [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. sobre indicadores de desenvolvimento mental e psicomotor, nem aos 6 meses nem aos 12 meses [1].
  1. A maior das cinco cidades, Palmares, tinha aproximadamente 60.000 habitantes. As outras quatro cidades estão localizadas em um raio de até 35 km de Palmares.
  2. A intenção era administrar 5 mg de zinco ou placebo diariamente durante 8 semanas a partir do nascimento. Um erro na fabricação da solução de zinco fez com que a coorte inicial recebesse 1 mg em vez de 5 mg. Quando esse erro foi identificado, o desenho do estudo foi modificado e o período de recrutamento foi estendido para incluir uma segunda coorte de lactentes, na qual todas as crianças passaram a receber 5 mg de zinco. Portanto, um grupo de crianças, escolhido não aleatoriamente, como no protocolo randomizado, recebeu suplementação com 5 mg de zinco.

Quais as fontes da informação?

  1. Ashworth, A., Morris, S. S., Lira, P. I. C., & Grantham-McGregor, S. M. (1998). Zinc Supplementation, Mental Development and Behaviour in Low Birth Weight Term Infants in Northeast Brazil. European Journal of Clinical Nutrition, 52, 223–227.
  2. Lira, P. I., Ashworth, A., & Morris, S. S. (1996). Low Birth Weight and Morbidity from Diarrhea and Respiratory Infections in Northeast Brazil. The Journal of Pediatrics, 128(4), 497-504.
  3. Grantham-McGregor, S. M., Lira, P. I., Ashworth, A., Morris, S. S., & Assunçao, A. M. (1998). The Development of Low-Birth-Weight Term Infants and the Effects of the Environment in Northeast Brazil. The Journal of Pediatrics, 132(4), 661-666.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.