Regras para Alocação Mínima de Profissionais de Saúde Mental em Escolas Públicas dos Estados Unidos

← voltar para plataforma impacto

Regras para Alocação Mínima de Profissionais de Saúde Mental em Escolas Públicas dos Estados Unidos

Publicado em 22/03/2025 Atualizado em 03/07/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Aprimorar a capacidade de diagnóstico e a qualidade dos cuidados em saúde mental oferecidos a crianças e jovens no ambiente escolar.

Onde e quando?

As informações abaixo referem-se a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. que usa dados agregados ao nível de escola para uma amostra representativa de alunos em 2002.

Como era o desenho?

O principal componente foram leis estaduais que dão recomendações para o número mínimo de profissionais de saúde mental nas escolas que ofertavam os anos iniciais da educação básica. As principais funções desses profissionais são:

  1. avaliação e diagnóstico de indivíduos em situação de sofrimento ou transtorno de saúde mental;
  2. treino do corpo pedagógico e administrativo para identificação e encaminhamento de estudantes em questões associadas à saúde mental dos alunos;
  3. psicoterapia individual, em grupo e familiar;
  4. encaminhamentos para médicos em casos em que se considerava necessidade de prescrição de medicamentos.

O que as evidências sugerem?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:

  • dados de 2002 mostram que 14% dos alunos que passavam pelo 3° ano haviam recebido algum tipo de aconselhamento, individual ou em grupo, nas escolas do país [1];
  • no período, as políticas estaduais descritas acima estiveram associadas a aumento de 5,3 pontos percentuais na taxa acima [1];
  • foram encontradas evidências de que os aumentos descritos acima estiveram associados a aumentos nas notas agregadas das escolas em exames padronizadas de Matemática e Língua Portuguesa, de 11% e de 7% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62., respectivamente [1].

Quais as fontes da informação?

  1. Reback, R. (2010). Schools’ Mental Health Services and Young Children’s Emotions, Behavior, and Learning. Journal of Policy Analysis and Management, 29(4), 698-725.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.