← voltar para plataforma impacto

Recursos Adicionais para Escolas Públicas pela ONG Twaweza na Tanzânia

Publicado em 18/10/2024 Atualizado em 05/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Aumentar a disponibilidade de recursos para compra de insumos que melhorassem o aprendizado.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada em 2013 e 2014 por meio de uma parceria entre a ONG Twaweza e o governo da Tanzânia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 350 escolas, aproximadamente 1.500 professores e 120.000 alunos.

Como é o desenho?

O programa teve como foco escolas que ofertavam do 1° ao 3° ano. O principal componente foi a introdução de repasses adicionais às escolas participantes, pela própria ONG implementadora, no valor de 6,25 dólares americanos por aluno. Na prática, esses repasses dobraram a quantidade de recursos discricionários das escolas participantes no período.¹

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento do programa e do seu impacto causal:

  • livros didáticos e materiais de ensino em sala de aula (como mapas, gráficos, quadros-negros, giz) foram a maior categoria de despesas, representando, em conjunto, cerca de 65% dos gastos médios ao longo de dois anos [1];
  • não foram encontrados efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. na taxa de absenteísmo ou em indicadores de esforço construídos a partir de informação autorreportada pelos professores [1];
  • também não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes nas notas dos alunos em exames padronizados de Matemática implementados pela ONG, ou em exames padronizados de Língua Inglesa e Swahili implementados pelos pesquisadores, 2 anos após a implementação [1];
  • um programa implementado no mesmo contexto e período, mas que combinava incentivos para professores com a introdução dos repasses adicionais, apresentou efeitos positivos sobre notas em exames padronizados — sugerindo que a interação entre os dois componentes foi capaz de gerar sinergias que melhoraram o aprendizado [1].
  1. As diretrizes para despesas com fundos do programa eram semelhantes às de programas do governo. Por exemplo, as regras não permitiam que esses recursos fossem usados para aumentar os salários dos professores ou contratar novos professores.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Mbiti, I., Muralidharan, K., Romero, M., Schipper, Y., Manda, C., & Rajani, R. (2019). Inputs, Incentives, and Complementarities in Education: Experimental Evidence from Tanzania. The Quarterly Journal of Economics, 134(3), 1627-1673.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.