Programas Públicos de Assistência à Busca por Emprego na Alemanha
Programas Públicos de Assistência à Busca por Emprego na Alemanha
Qual era o objetivo?
Reintegrar indivíduos em situação de desemprego à força de trabalho.
Onde e quando?
Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados. de diferentes estratégias de recolocação profissional utilizadas pelo poder público na Alemanha, envolvendo aproximadamente 45 mil indivíduos de 25 a 33 anos que passaram por um período de desemprego entre julho de 1999 e dezembro de 2001.
Como era o desenho?
À época, as iniciativas do tipo tinham duração de 1 a 12 semanas. A ideia central era prover habilidades que pudessem apoiar a busca por um emprego e também de fornecer a oportunidade de avaliações e melhorias em habilidades representativas da prontidão ao trabalho dos participantes. Alguns exemplos típicos de iniciativas eram:
- treino em submissão de candidaturas para vagas de emprego;
- cursos rápidos de computação;
- cursos de Língua;
- estágios subsidiados de curta duração.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto causal:
- redução de 9% (ou de 11 dias) na duração do período de desemprego de indivíduos que participaram de alguma iniciativa como as descritas acima, no horizonte de 1 ano após a participação [1];
- no entanto, não foram encontradas evidências de que a participação tenha tido efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. sobre a renda do trabalho dos indivíduos durante o primeiro ano após a entrada no emprego [1];
- por fim, a participação não parece ter afetado a estabilidade do emprego: não foram encontradas evidências de efeitos sobre a duração dos vínculos de trabalho, ainda para indivíduos que participaram de alguma iniciativa como as descritas acima [1];
- programas dedicados ao mesmo público-alvo em operação no período, mas que visavam a reinserção no mercado de trabalho por meio de cursos mais longos de qualificação profissional, tiveram efeito mais pronunciado sobre a duração do desemprego, além de afetar positivamente a estabilidade ou a renda do trabalho [1].
Quais as fontes da informação?
- Osikominu, A. (2013). Quick Job Entry or Long-term Human Capital Development? The Dynamic Effects of Alternative Training Schemes. Review of Economic Studies, 80(1), 313-342.
Políticas e Programas Relacionados
Auxílio Financeiro para Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba
Ajudar a cobrir os custos incorridos durante a busca por empregos ou a busca por um emprego mais estável.
Oficina de Orientação de Carreira para Jovens Desempregados na África do Sul
Transmitir estratégias que pudessem apoiar o processo de procura por emprego.
Oficinas de Certificação e Orientação de Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba
Permitir que pessoas no início da carreira conseguissem sinalizar habilidades de maneira clara e assertiva, aumentando suas chances de inserção profissional.