← voltar para plataforma impacto

Programa WorkReady de Experiência Profissional de Férias para Jovens na Filadélfia

Publicado em 12/03/2024 Atualizado em 23/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Preparar os jovens para carreiras futuras, promover habilidades importantes para o sucesso no mercado de trabalho e fornecer renda suplementar para as suas famílias.

Onde e quando?

O WorkReady foi criado em meados dos anos 2000 na Filadélfia, Estados Unidos, e ainda está em operação. Os resultados abaixo se referem a uma estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 4.500 inscritos no programa nos anos de 2017 e 2018.

Como é o desenho?

O programa teve por focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. jovens de 12 a 24 anos residentes na Filadélfia. O principal componente foi uma oferta de emprego durante as férias de verão, em Julho e Agosto, por 20 a 25 horas semanais (4 a 5 horas por dia) e duração de 6 semanas, que pagava um salário de 8 a 10 dólares americanos por hora (em valores de 2016), em uma de 3 modalidades, de acordo com a experiência anterior no mercado de trabalho:

  1. experiência de aprendizagem em problema comunitário;
  2. experiência de trabalho com desenvolvimento de habilidades e interação contínua com adultos;
  3. estágio que incluía desenvolvimento profissional e acompanhamento profissional menos intensivo por um adulto.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do WorkReady nos anos de 2017 e 2018:

  • apenas 3 a cada 10 jovens convidados a participarem por meio das loterias do programa de fato o fizeram [1];
  • redução de 36% (ou 0,5 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de jovens que foram presos em algum momento, no ano seguinte à participação no programa [1];
  • os efeitos acima foram particularmente pronunciados para prisões por crimes relacionados a drogas e outros crimes não violentos e não relacionados à propriedade, e no grupo de jovens classificados como de alto risco quando do início da implementação [1];
  • redução de 31% (ou 3,3 pontos percentuais) na taxa de jovens que recebiam de algum tipo de acompanhamento em saúde mental [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Heller, S. B. (2022). When Scale and Replication Work: Learning from Summer Youth Employment Experiments. Journal of Public Economics, 209.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.