← voltar para plataforma impacto

Programa Restart no Reino Unido

Publicado em 02/10/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Minimizar a dependência de pessoas em situação de desemprego do sistema de seguridade social.

Onde e quando?

A iniciativa foi criada em 1987, no Reino Unido. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". que envolveu aproximadamente 9.500 indivíduos que passaram por um período de desemprego entre março e julho de 1989.

Como é o desenho?

O Restart teve como foco indivíduos que se aproximavam a um período de 6 meses de recebimento do seguro-desemprego. O principal componente do programa foi a realização de entrevistas de 15 a 25 minutos para avaliação de histórico, aconselhamento sobre potenciais benefícios, sobre cursos de capacitação, sobre a busca por emprego e para conexão direta com potenciais empregadores. Essa entrevista tinha, em particular, o objetivo de permitir aplicar, de forma mais estrita, as condições necessárias para recebimento do seguro-desemprego.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Restart em indivíduos contemplados pelo programa imediatamente após a realização do estudo experimental, quando comparados a um grupo que teve sua participação adiada em 6 meses:

  • quando convocadas, aproximadamente 8 a cada 10 pessoas compareceram às entrevistas [1];
  • no horizonte de 5 anos após a implementação, período em que a economia enfrentava um período de recessão, a taxa de homens em situação de desemprego era 15% (ou de 6 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) menor [1]
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. para as mulheres contempladas pelo programa [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Dolton, P., & O’Neill, D. (2002). The Long-Run Effects of Unemployment Monitoring and Work-Search Programs: Experimental Evidence from the United Kingdom. Journal of Labor Economics, 20(2), 381-403.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.