Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Restart no Reino Unido
Qual o objetivo?
Minimizar a dependência de pessoas em situação de desemprego do sistema de seguridade social.
Onde e quando?
A iniciativa foi criada em 1987, no Reino Unido. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". que envolveu aproximadamente 9.500 indivíduos que passaram por um período de desemprego entre março e julho de 1989.
Como é o desenho?
O Restart teve como foco indivíduos que se aproximavam a um período de 6 meses de recebimento do seguro-desemprego. O principal componente do programa foi a realização de entrevistas de 15 a 25 minutos para avaliação de histórico, aconselhamento sobre potenciais benefícios, sobre cursos de capacitação, sobre a busca por emprego e para conexão direta com potenciais empregadores. Essa entrevista tinha, em particular, o objetivo de permitir aplicar, de forma mais estrita, as condições necessárias para recebimento do seguro-desemprego.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Restart em indivíduos contemplados pelo programa imediatamente após a realização do estudo experimental, quando comparados a um grupo que teve sua participação adiada em 6 meses:
- quando convocadas, aproximadamente 8 a cada 10 pessoas compareceram às entrevistas [1];
- no horizonte de 5 anos após a implementação, período em que a economia enfrentava um período de recessão, a taxa de homens em situação de desemprego era 15% (ou de 6 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) menor [1];¹
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. para as mulheres contempladas pelo programa [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Dolton, P., & O’Neill, D. (2002). The Long-Run Effects of Unemployment Monitoring and Work-Search Programs: Experimental Evidence from the United Kingdom. Journal of Labor Economics, 20(2), 381-403.
Eixos de busca
Tipo de programa
Assistência à busca por empregoElementos
Aplicação mais estrita de condicionalidades do seguro-desempregoApoio na busca por empregosConexão com potenciais empregadoresInformação sobre políticas públicas e programas sociais existentesReuniões frequentes de aconselhamento na busca por empregoPúblico-alvo
DesempregadosRegião
EuropaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Estímulo ao Uso da Plataforma Bob Emploi de Assistência à Busca por Emprego na França
Fornecer apoio amplo a pessoas em situação de desemprego e afetar positivamente suas chances de inserção profissional.
Prestadores Privados de Serviços Intensivos de Aconselhamento na Busca por Emprego na França
Reintegrar rapidamente indivíduos desempregados ao mercado de trabalho.
Oficina de Orientação de Carreira para Jovens Desempregados na África do Sul
Transmitir estratégias que pudessem apoiar o processo de procura por emprego.