← voltar para plataforma impacto

Programa P-900 de Apoio Amplo a Escolas de Baixo Desempenho no Chile

Publicado em 21/02/2024 Atualizado em 23/02/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Diminuir a desigualdade em indicadores educacionais escolares.

Onde e quando?

O Programa de Escuelas Focalizadas (P-900) foi criado pelo governo chileno em 1990 e implementado nos anos subsequentes.

Como é o desenho?

O programa teve por foco as 900 piores escolas públicas do país em notas no 4º ano do Ensino Fundamental em um exame nacional. O primeiro componente foi o financiamento de melhorias na infraestrutura escolar. O segundo foi a distribuição de materiais didáticos e pedagógicos. O terceiro foi a organização de oficinas de treinamento semanais conduzidos por funcionários Ministério da Educação do Chile, com foco na pedagogia da Língua e da Matemática. Em quarto e último lugar, o programa criou oficinas de tutoria no contraturno escolar, duas vezes por semana, para alunos do 3º e 4º ano com defasagens de aprendizado. Estas oficinas eram guiadas por voluntários recrutados em escolas locais.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:

  • aumento de 15% a 24% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um exame padronizado de Matemática e Língua Espanhola aplicado ao fim do 4º ano do Ensino Fundamental, nos 2 anos que sucederam a implementação [1];
  • aumento de 17% a 24% de um desvio-padrão em um exame padronizado de Língua Espanhola, no mesmo horizonte temporal [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

Chay, K. Y., McEwan, P. J., & Urquiola, M. (2005). The Central Role of Noise in Evaluating Interventions That Use Test Scores to Rank Schools. American Economic Review, 95(4), 1237-1258.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.