Programa P-900 de Apoio Amplo a Escolas de Baixo Desempenho no Chile
Programa P-900 de Apoio Amplo a Escolas de Baixo Desempenho no Chile
Qual era o objetivo?
Diminuir a desigualdade em indicadores educacionais escolares.
Onde e quando?
O Programa de Escuelas Focalizadas (P-900) foi criado pelo governo chileno em 1990 e implementado nos anos subsequentes.
Como era o desenho?
O programa teve como foco as 900 piores escolas públicas do país em notas no 4º ano do Ensino Fundamental em um exame nacional. O primeiro componente foi o financiamento de melhorias na infraestrutura escolar. O segundo foi a distribuição de materiais didáticos e pedagógicos. O terceiro foi a organização de oficinas de treinamento semanais conduzidos por funcionários Ministério da Educação do Chile, com foco na pedagogia da Língua e da Matemática. Em quarto e último lugar, o programa criou oficinas de tutoria no contraturno escolar, duas vezes por semana, para alunos do 3º e 4º ano com defasagens de aprendizado. Estas oficinas eram guiadas por voluntários recrutados em escolas locais.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
- aumento de 15% a 24% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em um exame padronizado de Matemática e Língua Espanhola aplicado ao fim do 4º ano do Ensino Fundamental, nos 2 anos que sucederam a implementação [1];
- aumento de 17% a 24% de um desvio-padrão em um exame padronizado de Língua Espanhola, no mesmo horizonte temporal [1].
Quais as fontes da informação?
Chay, K. Y., McEwan, P. J., & Urquiola, M. (2005). The Central Role of Noise in Evaluating Interventions That Use Test Scores to Rank Schools. American Economic Review, 95(4), 1237-1258.
Políticas e Programas Relacionados
Contratação de Professores Novos e Reforço em Escolas de Gana
Garantir que alunos recebessem apoio pedagógico adequado para desenvolver habilidades fundacionais e outras habilidades do currículo escolar nacional.
Tutoria Remota e Aprendizado de Matemática em El Salvador
Proporcionar ganhos rápidos na aprendizagem de habilidades fundacionais de crianças com baixo conhecimento de Matemática.
Mentoria entre Diretores no Prêmio Escola Nota 10 no Ceará
Celebrar as forças de escolas de alto desempenho e diminuir disparidades regionais nos níveis de aprendizado.