Programa P-900 de Apoio Amplo a Escolas de Baixo Desempenho no Chile
Programa P-900 de Apoio Amplo a Escolas de Baixo Desempenho no Chile
Qual era o objetivo?
Diminuir a desigualdade em indicadores educacionais escolares.
Onde e quando?
O Programa de Escuelas Focalizadas (P-900) foi criado pelo governo chileno em 1990 e implementado nos anos subsequentes.
Como era o desenho?
O programa teve como foco as 900 piores escolas públicas do país em notas no 4º ano do Ensino Fundamental em um exame nacional. O primeiro componente foi o financiamento de melhorias na infraestrutura escolar. O segundo foi a distribuição de materiais didáticos e pedagógicos. O terceiro foi a organização de oficinas de treinamento semanais conduzidos por funcionários Ministério da Educação do Chile, com foco na pedagogia da Língua e da Matemática. Em quarto e último lugar, o programa criou oficinas de tutoria no contraturno escolar, duas vezes por semana, para alunos do 3º e 4º ano com defasagens de aprendizado. Estas oficinas eram guiadas por voluntários recrutados em escolas locais.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
- aumento de 15% a 24% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em um exame padronizado de Matemática e Língua Espanhola aplicado ao fim do 4º ano do Ensino Fundamental, nos 2 anos que sucederam a implementação [1];
- aumento de 17% a 24% de um desvio-padrão em um exame padronizado de Língua Espanhola, no mesmo horizonte temporal [1].
Quais as fontes da informação?
Chay, K. Y., McEwan, P. J., & Urquiola, M. (2005). The Central Role of Noise in Evaluating Interventions That Use Test Scores to Rank Schools. American Economic Review, 95(4), 1237-1258.
Políticas e Programas Relacionados
Implementação do Literacy-Based Promotion Act (LBPA) de 2013 no Mississippi
Garantir que todos os alunos fossem alfabetizados de maneira adequada, reduzir a quantidade de crianças com dificuldades graves de leitura e promover melhorias de desempenho escolar.
Programa Balsakhi de Reforço Escolar no Ensino Fundamental em Mumbai
Oferecer apoio individualizado a alunos com atraso em alfabetização e habilidades numéricas.
Programa de Avaliação e Formação de Professores no Chile
Aprimorar a formação de professores para aumentar os níveis de aprendizado.