Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Informação sobre Desempenho Individual e Escolar em Escolas Públicas e Privadas no Punjab
Informação sobre Desempenho Individual e Escolar em Escolas Públicas e Privadas no Punjab
Qual o objetivo?
Apoiar processos de aprendizagem com informação sobre desempenho individual e agregado.
Onde e quando?
O programa foi implementado nos anos de 2004 e 2005 em diferentes vilarejos de 3 distritos na província de Punjab, no Paquistão, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 12.000 alunos.
Como é o desenho?
O programa consistiu em fornecer às escolas (públicas e privadas) e aos pais ou responsáveis relatórios individuais de desempenho dos alunos do 3º ano durante reuniões, que ocorreram nas escolas após as férias de verão.¹ O relatório continha 2 páginas. A primeira trazia os resultados brutos de testes da criança em Língua Inglesa, Matemática e Língua Urdu, bem como sua classificação por quintil, quando comparada com todas as crianças do mesmo ano. A segunda informava as pontuações de todas as escolas num mesmo vilarejo, bem como sua classificação, também por quintil, e o número total de crianças matriculadas em cada escola. No momento da distribuição dos relatórios, as escolas e as famílias foram explicitamente informadas de que testes e relatórios similares seriam implementados e distribuídos um ano depois.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa entre as famílias e crianças que moravam em vilarejos contemplados pelo programa:
- aumento de 11% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. em um indicador do conhecimento dos pais a respeito da qualidade das escolas em que seus filhos estavam matriculados, tal como capturada pelo desempenho em provas padronizadas reportadas nos relatórios escolares, sugerindo que a iniciativa trouxe informação nova para as famílias contempladas [1];
- aumento de 11% a 13% de um desvio-padrão na nota em provas padronizadas no ano seguinte à implementação do programa e de 12 a 14% de um desvio-padrão, 2 anos após a implementação, com efeitos particularmente pronunciados para alunos que tinham baixos níveis de aprendizado quando da distribuição dos primeiros relatórios [1];
- aumento de 4,6% a 5,5% (ou de 3,2 a 3,9 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de crianças em idade escolar que estavam matriculados nas escolas e redução de 17% nas mensalidades das escolas particulares (total anual), no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1].
- Estas reuniões foram estruturadas para explicar as informações contidas nos relatórios, e não a defender ou discutir qualquer plano de ação específico para melhoria do aprendizado.
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Andrabi, T., Das, J., & Khwaja, A. I. (2017). Report Cards: The Impact of Providing School and Child Test Scores on Educational Markets. American Economic Review, 107(6), 1535-63.
Eixos de busca
Área
EducaçãoIndicador afetado
Conhecimento dos pais sobre a qualidade das escolasMatrícula no Ensino FundamentalMensalidades escolaresNotas em exames padronizadosElementos
Informação sobre desempenho, frequência ou comportamento de alunosInformação sobre qualidade escolarReuniões entre pais e professoresRegião
ÁsiaPaís
PaquistãoEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Escolar Projeto de Inovação Pedagógica no Rio Grande do Norte
Aumentar a autonomia e a motivação dos professores no exercício de suas funções, com o objetivo de melhorar a progressão dos alunos e os resultados de aprendizagem nas escolas estaduais dos ensinos fundamental e médio.
Programa Alineando Incentivos para el Aprendizaje no México
Promover melhorias no desempenho em Matemática dos alunos do Ensino Médio.
Divulgação da Performance Escolar no ENEM em Regiões Metropolitanas do Brasil
Disseminar informação sobre o desempenho das escolas para induzir mudanças de comportamento no corpo discente e favorecer a aprendizagem.