← voltar para plataforma impacto

Programa de Disseminação de Informação sobre Desempenho Individual e Escolar no Paquistão

Publicado em 25/10/2022 Atualizado em 29/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Apoiar processos de aprendizagem com informação sobre desempenho individual e agregado.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado nos anos de 2004 e 2005 em diferentes vilarejos em 3 distritos da província de Punjab no Paquistão.

Como é o desenho?

O programa consistiu em fornecer às escolas (tanto privadas quanto públicas) e aos pais ou responsáveis relatórios de desempenho infantil e escolar dos alunos do 3º ano durante reuniões escolares, que ocorreram após as férias de verão. Estas reuniões foram estruturadas com o intuito de explicar as informações contidas nos relatórios, e não a defender ou discutir qualquer plano de ação específico para melhoria do aprendizado.

O relatório continha duas páginas. A primeira trazia os resultados brutos dos testes da criança em Língua Inglesa, Matemática e Língua Urdu, bem como sua classificação por quintil, quando comparada com todas as crianças do mesmo ano. A segunda informava as pontuações de todas as escolas do vilarejo, bem como sua classificação, também por quintil de desempenho, e o número total de crianças matriculadas em cada escola. No momento da distribuição dos relatórios, as escolas e as famílias foram explicitamente informadas de que o exercício seria repetido um ano depois, para garantir que mudanças nos insumos à aprendizagem fossem capturados nas pontuações dos testes futuros.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa entre as famílias e crianças que moravam em vilarejos contemplados pelo programa:

  • aumento de 11% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. na sensibilidade do conhecimento dos pais a respeito da qualidade das escolas em que seus filhos estavam matriculados, tal como capturada pelo desempenho em provas padronizadas reportadas nos relatórios escolares [1];
  • aumento de 11% de um desvio-padrão na nota em provas padronizadas no ano seguinte à implementação do programa e de 13% de um desvio-padrão 2 anos após a implementação do programa [1];
  • redução de 17% nas mensalidades das escolas particulares (total anual), no mesmo horizonte temporal [1];
  • aumento de 5% na taxa de matrícula de crianças em idade escolar [1].

De onde vem essa informação?

  1. Andrabi, T., Das, J., & Khwaja, A. I. (2017). Report Cards: The Impact of Providing School and Child Test Scores on Educational Markets. American Economic Review, 107(6), 1535-63.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.