Programa de Alfabetização EGRA Plus: Fantastic Phonics na Libéria
Programa de Alfabetização EGRA Plus: Fantastic Phonics na Libéria
Qual era o objetivo?
Apoiar a implementação de práticas pedagógicas baseadas em evidências para formar habilidades de leitura e escrita.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada por meio de uma parceria entre RTI International, o Ministério da Educação da Libéria e o Liberian Education Trust, em 2009, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 2.700 alunos em 180 escolas.
Como era o desenho?
O EGRA Plus: Fantastic Phonics teve como foco alunos e professores do 2° e 3° ano e três componentes principais. O primeiro deles foi a incorporação de um conjunto de avaliações diagnósticas e de aprendizado, o Early Grade Reading Assessment (EGRA), com treino dos professores no uso contínuo do instrumento para acompanhar o desempenho de seus alunos.
O segundo componente integrou as atividades diretamente relacionadas às práticas de alfabetização em sala de aula. O elemento mais importante foi um programa de desenvolvimento profissional de professores que incluiu oficinas intensivas de uma semana, focadas em técnicas de ensino de leitura. Este programa foi pautado por um currículo estruturado em torno de um conjunto de materiais didáticos e pedagógicos, que propunham uma rotina diária de atividades para a sala de aula.
Por fim, o terceiro componente operacionalizou formas de compartilhar informação com as famílias sobre o desempenho das crianças nas escolas contempladas, usando os resultados do EGRA.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal dos esforços de adoção do programa nas escolas contempladas:
- aumento de 79% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. nas notas globais no exame padronizado EGRA de alfabetização, 1 ano após o início da implementação [1];
- o resultado positivo descrito acima foi impulsionado por melhorias em habilidades específicas, tais como:
- aumento 39% de um desvio-padrão na nota de compreensão de linguagem oral, também ocorrida ao final do 1º ano [1];
- aumento de 52% de um desvio-padrão na nota da parte do exame que media o conhecimento do nome de letras do alfabeto [1];
- aumento de 78% de um desvio-padrão na nota da parte que media a capacidade de leitura de palavras usuais e de 123% de um desvio-padrão na nota da parte que media a habilidade de decodificação e leitura de pseudopalavras [1];
- aumento de 80% de um desvio-padrão na nota da parte que media a fluência de leitura em textos curtos e de 82% de um desvio-padrão na nota da parte que media a habilidade de compreensão do texto lido [1];
- aumento 39% de um desvio-padrão na nota de compreensão de linguagem oral, também ocorrida ao final do 1º ano [1].
Quais as fontes da informação?
- Piper, B., & Korda, M. (2011). EGRA Plus: Liberia. Program Evaluation Report. RTI international.
Vídeos
Políticas e Programas Relacionados
Implementação da Abordagem de Ensino Reading to Learn em Escolas Públicas de Uganda
Aprimorar as habilidades de leitura e escrita de alunos no ciclo inicial de alfabetização.
Programa Coup de Pouce Clé de Contraturno para Alfabetização em Escolas Públicas da França
Despertar o apreço pela leitura e apoiar o processo de alfabetização de crianças que viviam em ambientes com baixo envolvimento familiar.
Tutorias para Alfabetização na Colômbia
Apoiar o processo de alfabetização de crianças que apresentavam defasagens de aprendizagem.