Prêmios para Professores por Desempenho e Evolução de Alunos em Escolas Rurais do Quênia
Prêmios para Professores por Desempenho e Evolução de Alunos em Escolas Rurais do Quênia
Qual era o objetivo?
Reconhecer publicamente o corpo docente das escolas pelo seu desempenho em promover a aprendizagem.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada pela ONG International Child Support (ICS), no ano de 1998, em Busia e Teso, distritos no Leste do Quênia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 100 escolas e aproximadamente 40.000 alunos.
Como era o desenho?
A iniciativa teve como foco escolas que ofertavam os anos escolares de 4° a 8°, duração de 2 anos, e consistiu na entrega de 2 prêmios ao corpo docente das escolas participantes. O primeiro baseou-se na performance da escola em prova aplicada pela ONG ICS ao fim do ano, e o segundo na evolução na mesma prova em relação ao ano anterior. Os prêmios equivaliam a de 21 a 43% da renda média mensal dos professores da região e consistiram, por exemplo, de um terno para o 1° colocado, e um jogos de copos e pratos, para o 2°.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da iniciativa:
- aumento de 14% e 22% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. na prova diretamente ligada à distribuição dos prêmios (da ONG ICS), nos 2 anos de implementação [1];
- embora hajam evidências de efeitos positivos na nota dos alunos em exames padronizados não diretamente ligados aos incentivos instaurados pelos prêmios, esses efeitos tendem a ser de menor magnitude e imprecisamente estimadosDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. em taxas de abandono escolar [1];
- também não há evidências estatisticamente significantes de alterações do esforço ou comportamento dos professores, considerando indicadores como presença na escola ou a frequência com que passavam lição de casa [1].
Quais as fontes da informação?
- Glewwe, P., Ilias, N., & Kremer, M. (2010). Teacher Incentives. American Economic Journal: Applied Economics, 2(3), 205-227.
Políticas e Programas Relacionados
Project on Incentives in Teaching (POINT) em Nashville
Premiar professores por ganhos extraordinários de desempenho de seus alunos em exames padronizados.
Incentivos Financeiros para Professores pela ONG Twaweza em Escolas Públicas na Tanzânia
Estruturar incentivos capazes de melhorar o aprendizado.
Programa de Incentivo Monetário para Professores da Fundação Azim Premji na Índia
Promover melhora na qualidade da educação primária por meio de incentivos monetários para professores, baseados no desempenho escolar dos alunos.