Políticas Estaduais de Educação Sexual com Foco em Abstinência nos Estados Unidos
Políticas Estaduais de Educação Sexual com Foco em Abstinência nos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Desencorajar atividades sexuais e reduzir as chances de ocorrência de uma gravidez durante a adolescência entre alunas do sistema público de ensino.
Onde e quando?
As informações abaixo referem-se a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. que usa dados agregados de 26 estados americanos, cobrindo o período de 2000 a 2011.
Como era o desenho?
Entre 2002 e 2007, cinco estados americanos (Maine, Michigan, Washington, Wisconsin e Colorado) adotaram marcos regulatórios que exigiam que os currículos de educação sexual enfatizassem que as relações monogâmicas com um esposo ou esposa eram a melhor forma de prevenção de gravidezes indesejadas e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).¹
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:
- não foram encontradas evidências de que as mudanças nos marcos regulatórios tenham tido efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. sobre a taxa estadual de gravidez na adolescência, nos estados que as adotaram [1];
- além disso, não foram encontradas evidências de efeitos sobre a ocorrência de DSTs ou sobre a taxa de abortos [1].
- Os estados mais comparáveis a esses estados adotavam políticas que cobriam — mas não enfatizavam — o tema da abstinência e aqueles que contemplavam educação sobre contraceptivos em seus currículos de educação sexual.
Quais as fontes da informação?
- Carr, J. B., & Packham, A. (2017). The Effects of State‐Mandated Abstinence‐Based Sex Education on Teen Health Outcomes. Health Economics, 26(4), 403-420.
Políticas e Programas Relacionados
Informação sobre Anemia, Subsídios e Incentivos para Diretores de Escolas em Áreas Rurais da China
Reduzir a prevalência de anemia e minimizar os seus impactos negativos sobre o aprendizado.
Programa Teen Options to Prevent Pregnancy (T.O.P.P.) da ONG OhioHealth
Diminuir as chances de que adolescentes que se tornaram mães tivessem outros filhos em um curto espaço de tempo.
Implementação de Clínicas de Atenção Primária à Saúde em Escolas nos Estados Unidos
Diminuir disparidades de acesso de crianças e adolescentes em idade escolar a serviços de atenção primária em saúde.