← voltar para plataforma impacto

Incentivos Simbólicos para Venda de Camisinhas Femininas na Zâmbia

Publicado em 15/02/2025 Atualizado em 22/02/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Testar meios de diminuir as taxas de transmissão do vírus do HIV.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada em 2010, em Lusaka, Zâmbia, pela ONG Society for Family Healh (SFH), no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de diferentes sistemas de incentivos, envolvendo aproximadamente 771 funcionários de salões de beleza na região que se voluntariaram a participar do estudo.

Como era o desenho?

Durante o período de implementação, a SFH construiu parcerias com salões de beleza para venda de camisinhas femininas, pautadas por um sistema de incentivos. Nesse sistema, cada venda era recompensada com uma estrela carimbada no termômetro, que dava uma medida palpável para a contribuição do agente para a saúde de sua comunidade. Além disso, estabelecimentos quem vendessem mais de 216 pacotes ao longo do ano receberiam um certificado em uma cerimônia pública.

O que as evidências sugerem?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto causal da iniciativa:

  • no horizonte de 1 ano de implementação da iniciativa, as vendas de camisinha nos estabelecimentos participantes mais do que dobrou, aumentando de 108% a 115%, com efeitos particularmente pronunciados para funcionários que tinham motivações pró-sociais com relação à prevenção do HIV [1];
  • um sistema de incentivos financeiros implementado no mesmo contexto não mostrou efeitos positivos semelhantes aos descritos acima [1].

Quais as fontes da informação?

  1. Ashraf, N., Bandiera, O., & Jack, B. K. (2014). No Margin, no Mission? A Field Experiment on Incentives for Public Service Delivery. Journal of Public Economics, 120, 1-17.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.