Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Incentivos Financeiros para Venda de Camisinhas Femininas na Zâmbia
Incentivos Financeiros para Venda de Camisinhas Femininas na Zâmbia
Qual era o objetivo?
Testar meios de diminuir as taxas de transmissão do vírus do HIV.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 2010, em Lusaka, Zâmbia, pela ONG Society for Family Healh (SFH), no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de diferentes sistemas de incentivos, envolvendo aproximadamente 771 funcionários de salões de beleza na região que se voluntariaram a participar do estudo.
Como era o desenho?
Durante o período de implementação, a SFH construiu parcerias com salões de beleza para venda de camisinhas femininas, pautadas por um sistema de incentivos financeiros em que o estabelecimento receberia 90% do preço do item como margem para cada camisinha vendida.¹
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto causal da iniciativa:
- em média, não foram encontradas evidências de que os incentivos monetários tenham tido efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre o volume de vendas de camisinhas, no horizonte de 1 ano de implementação da iniciativa [1];²
- um sistema de incentivos não-financeiros implementado no mesmo contexto gerou aumentos positivos e estatisticamente significantes, mais do que dobrando as vendas em estabelecimentos participantes [1].
- Esse valor equivalia a 1/6 do valor médio de um corte de cabelo nos estabelecimentos do estudo.
- No entanto, a iniciativa parece ter tido efeito sobre indivíduos que tenderiam a reagir mais a incentivos financeiros: entre indivíduos que não tinham completado o nível primário ou que não falavam Inglês – nesse contexto, medidas de acesso à renda – houve aumento no volume de camisinhas vendidas, em cerca de 50%.
Quais as fontes da informação?
- Ashraf, N., Bandiera, O., & Jack, B. K. (2014). No Margin, no Mission? A Field Experiment on Incentives for Public Service Delivery. Journal of Public Economics, 120, 1-17.
Eixos de busca
Área
SaúdeIndicador afetado
VendasTipo de programa
Campanhas de saúdeCombate à transmissão do HIVRemuneração e incentivos de profissionais da saúdeClasse de programa
Saúde nas comunidades e na escolaFaixa Etária
Adultos e famíliasElementos
Incentivos financeirosPúblico-alvo
MulheresRegião
ÁfricaPaís
ZâmbiaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.