← voltar para plataforma impacto

Incentivos para Clínicas de Saúde Materna e Neonatal na Argentina

Publicado em 19/02/2025 Atualizado em 24/02/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Estimular profissionais de saúde a adotarem boas práticas nos acompanhamentos de pré-natal.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada em 2010 e 2011 na província de Misiones, na Argentina, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 37 clínicas públicas de saúde materna e neonatal e aproximadamente 1.250 famílias.

Como era o desenho?

Foi instituído um sistema de incentivos temporário, por 8 meses, que repassava à clínica um valor por gestante duas vezes maior quando o seu pré-natal iniciava antes da 13ª semana de gestação.

O que as evidências sugerem?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal:

  • antes da implementação da iniciativa, apenas 1 a cada 3 mulheres nas áreas de abrangência das clínicas do estudo iniciavam o pré-natal no período que tinha sido definido como alvo pelo sistema de incentivos [1];
  • aumento de 34% (ou de 11 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de mães acompanhadas pelas clínicas participantes que haviam iniciado o pré-natal antes da 13ª semana de gestação, com efeitos particularmente pronunciados para gestantes acompanhadas pelas maiores clínicas participantes do estudo [1];
  • as melhorias descritas acima foram alcançadas pela intensificação e pelo desenvolvimento de novas estratégias de busca ativa de mulheres que passavam pelo início da gestação, que foram incorporadas permanentemente pelos agentes de saúde, gerando efeitos mesmo no horizonte de mais de 1 ano após o fim da vigência do novo regime de incentivos [1];
  • não foram, no entanto, encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. no peso ao nascer dos bebês nas áreas de abrangência das clínicas contempladas [1].

Quais as fontes da informação?

  1. Celhay, P. A., Gertler, P. J., Giovagnoli, P., & Vermeersch, C. (2019). Long-Run Effects of Temporary Incentives on Medical Care Productivity. American Economic Journal: Applied Economics, 11(3), 92-127.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.