Implementação de Atividades de Estímulo à Consciência Fonológica em Pré-Escolas da Dinamarca
Implementação de Atividades de Estímulo à Consciência Fonológica em Pré-Escolas da Dinamarca
Qual era o objetivo?
Formar habilidades que pudessem apoiar o processo de alfabetização de crianças em idade pré-escolar.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 1991, em Bornholm e Jutland, na Dinamarca, no contexto de um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. envolvendo 390 crianças, com idade média de 6 anos, em 22 salas de aula de pré-escola.¹
Como era o desenho?
Com duração de cerca de 8 meses, a iniciativa incorporou à rotina diária dos alunos do último ano da pré-escola sessões de 15 a 20 minutos de exercícios e jogos metalinguísticos, que visavam apoiar o amadurecimento da consciência fonológicaA consciência fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular os sons da fala, independentemente de sua representação escrita. Essa habilidade se manifesta em provas por meio de tarefas como subtração de fonemas de palavras, segmentação de palavras em sílabas, identificação de rimas, que exigem que crianças reconheçam e manipulem os sons nas palavras faladas..² As sessões foram divididas em 5 módulos, baseados em:
- exercícios conjuntos de escuta de sons verbais e não verbais;
- jogos de identificação de rimas;
- exercícios de segmentação de frases em palavras e de segmentação de palavras em sílabas, com práticas corporais — como bater palma, dançar ou marchar com o ritmo da entonação de leitura do professor — e uso de objetos de plástico representando sílabas;
- jogos de identificação do fonema inicial das palavras e tarefas de deleção de fonemas para identificar palavras novas;
- exercícios de análise e síntese de sílabas e fonemas em palavras, com progressão lenta de palavras simples, contendo vogal-consoante e consoante-vogal, para palavras mais complexas.³
O período de preparação dos professores durou cerca de 2 meses e incluiu uma sessão sobre a base teórica das atividades, além de sessões de tutoria para prática dos jogos e exercícios, com feedback da equipe responsável pela pesquisa. Além disso, membros dessa equipe encontraram-se semanalmente com os professores da educação infantil, propondo estratégias específicas de abordagem dos temas na sala de aula.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:
- a iniciativa esteve associada a melhorias na consciência fonológica, ao fim da pré-escola:
- em particular, observaram-se aumentos de 119% e de 36% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em testes de identificação do fonema inicial em palavras e de síntese fonêmica [1];
- houve, além disso, aumentos de 34% e de 45% de um desvio-padrão em testes de segmentação e síntese silábica [1].
- foram, além disso, encontradas evidências de que o amadurecimento precoce da consciência fonológica cumpriu papel na alfabetização nos anos subsequentes:
- por exemplo, houve um aumento de 45% e 46% de um desvio-padrão em indicadores de fluência, considerando o número de palavras lidas e corretamente lidas em um teste aplicado ao final do 2° ano [1];
- além disso, houve aumento de 26% de um desvio-padrão no número de palavras soletradas corretamente, no mesmo horizonte temporal do resultado acima [1].
- O desenho do estudo envolveu parear salas de aula por características observáveis após seleção das salas que implementariam o currículo.
- As diretrizes curriculares à época da implementação se alinhavam mais à ideia de que o brincar e o aprendizado informal deveriam ser as portas de entrada para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e físico, em oposição à ideia de que creches e pré-escolas sedimentavam o caminho para a entrada nas fases subsequentes de ensino por meio de processos mais formais de aprendizagem.
Quais as fontes da informação?
- Lundberg, I., Frost, J., & Petersen, O. P. (1988). Effects of an Extensive Program for Stimulating Phonological Awareness in Preschool Children. Reading Research Quarterly, 263-284.
Políticas e Programas Relacionados
Estudo Experimental do Currículo Pre-K Mathematics dos Estados Unidos
Apoiar professores e famílias com atividades capazes de promover o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos de crianças em idade pré-escolar.
Adoção do Currículo Aprendamos Todos a Leer (ATAL) na Colômbia
Apoiar professores no processo de alfabetização para melhorar as habilidades de leitura e escrita de crianças no início da vida escolar.
Estudo Experimental de Treino para Alfabetização em Pré-Escolas da França
Testar formas de sensibilizar a consciência fonêmica de crianças em idade pré-escolar para dar suporte ao seu processo de alfabetização.