Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Hospital Readmission Reduction Program (HRRP) nos Estados Unidos
Hospital Readmission Reduction Program (HRRP) nos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Vincular pagamentos a indicadores de desempenho e melhorar a qualidade do cuidado oferecido em hospitais.
Onde e quando?
O Hospital Readmission Reduction Program (HRRP) foi anunciado pelo governo federal dos Estados Unidos em 2011 e implementado nos anos subsequentes. As informações abaixo referem-se a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags *Metodologia* da página listam algumas das formas escolhidas para contornar esse problema! que usa dados de 2006 a 2014.
Como era o desenho?
O HRRP utilizou penalizações financeiras para hospitais com base nas taxas de readmissão de um subconjunto de beneficiários do Medicare.¹ Para operacionalizar o sistema de penalizações, o Center for Medicaid and Medicare Services passou a calcular essas taxas, ajustando-as ao perfil de risco dos pacientes.¹ Hospitais com uma taxa de readmissão acima da média nacional passaram a ser penalizados com multas proporcionais ao quanto a sua taxa de readmissão excedia o limite estabelecido, enquanto aqueles abaixo ou na média não sofreram nenhum tipo de penalização.²
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:
- a iniciativa reduziu os repasses a hospitais do país em 110 milhões de dólares por ano [1];
- foram encontradas evidências de que a qualidade do cuidado oferecido pelos hospitais melhorou:
- a taxa de readmissão dos hospitais com maiores taxas de readmissão caiu, em média, 5% (ou 1 ponto percentualO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa medido em minutos! Por exemplo, um impacto de 2 minutos em um intervalo de tempo que duraria 1 hora na ausência da iniciativa representa um aumento de cerca de 33% (=2/60).) [1];
- houve, além disso, redução de 2% (ou de 0,5 ponto percentual) na taxa de mortalidade de pessoas que passaram por períodos de hospitalização, no horizonte de 1 ano após a alta [1].
- estima-se que 40% a 45% da redução da taxa de readmissão tenha sido resultado de mudanças na seleção dos pacientes admitidos após passagem pela emergência, favorecendo perfis de menor risco [1].
- Uma readmissão é definida como uma nova hospitalização (em qualquer hospital) que ocorre dentro de 30 dias após a alta de uma internação anterior.
- Por exemplo, um hospital que tratasse 100 casos de insuficiência cardíaca por ano, recebendo 7.000 dólares por paciente, totalizaria 700.000 dólares de receita. Se o limite de readmissão médio dos hospitais do país atingisse 20% (ou 20 pacientes) em um determinado ano, qualquer readmissão acima desse valor (o 21º paciente) aumentaria em 5% (1/20) a taxa de readmissão, resultando em uma multa de 35.000 dólares (5% de 700.000).
Quais as fontes da informação?
- Gupta, A. (2021). Impacts of Performance Pay for Hospitals: The Readmissions Reduction Program. American Economic Review, 111(4), 1241-1283.
- Mellor, J., Daly, M., & Smith, M. (2017). Does it Pay to Penalize Hospitals for Excess Readmissions? Intended and Unintended Consequences of Medicare’s Hospital Readmissions Reductions Program. Health Economics, 26(8), 1037-1051.
- Ody, C., Msall, L., Dafny, L. S., Grabowski, D. C., & Cutler, D. M. (2019). Decreases in Readmissions Credited to Medicare’s Program to Reduce Hospital Readmissions Have Been Overstated. Health Affairs, 38(1), 36-43.
- Ziedan, E. (2018). The Intended and Unintended Consequences of the Hospital Readmission Reduction Program. SSRN Working Paper.
Eixos de busca
Área
SaúdeIndicador afetado
Mortalidade de idososPerfil de risco de pacientes internados em hospitaisTaxa de readmissão em hospitaisTipo de programa
Accountability dos equipamentos de saúdeClasse de programa
Pagamento por performance no setor públicoElementos
MultasRegião
América do NortePaís
Estados UnidosEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.