Expansão do Sistema Público de Educação Infantil na Argentina
Expansão do Sistema Público de Educação Infantil na Argentina
Qual era o objetivo?
Formar competências que aumentassem o preparo para o início da vida escolar.
Onde e quando?
A expansão ocorreu entre os anos de 1993 e 1999 na Argentina, quando foram criadas aproximadamente 185 mil vagas na educação infantil. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que usa dados de crianças expostas aos efeitos dessa expansão em todas as províncias do país.
Como era o desenho?
Para rateio dos recursos usados no financiamento da expansão, o governo utilizou uma regra de alocação baseada num índice de necessidades básicas construído com dados do Censo de 1991, que priorizava áreas pobres com baixas taxas de matrícula na educação infantil para crianças de 3 a 5 anos. A expansão foi acompanhada pela formulação de diretrizes curriculares que privilegiavam:
- habilidades sociais e de comunicação;
- habilidades emocionais, comportamentais e autonomia pessoal;
- habilidades lógico-matemáticas.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da expansão:
- aumento de 13% a 29% e de 16% a 33% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. nas notas em exames padronizados de Língua Espanhola e Matemática aplicados no 3° ano, para cada ano de matrícula em um centro de educação infantil, com efeitos particularmente pronunciados para crianças que viviam em municípios com alta taxa de famílias vivendo em situação de pobreza [1].
Quais as fontes da informação?
- Berlinski, S., Galiani, S., & Gertler, P. (2009). The Effect of Pre-Primary Education on Primary School Performance. Journal of Public Economics, 93(1-2), 219-234.
Políticas e Programas Relacionados
Universalização do Acesso a Creches para Crianças de 3 anos na Espanha
Ampliar o acesso à educação infantil.
Acesso a Pré-Escolas Públicas para Crianças de 4 anos em Boston
Prover acesso a serviços de educação infantil.
Expansão de Vagas Públicas de Pré-Escola no Uruguai
Ampliar o acesso à educação infantil para criar competências que preparassem crianças para o início da vida escolar.