Estudo Metanalítico do Programa de Parentalidade Reach Up and Learn (2023)
Estudo Metanalítico do Programa de Parentalidade Reach Up and Learn (2023)
Qual era o objetivo?
Caracterizar efeitos de visitas domiciliares para estimulação durante a primeira infância sobre o desenvolvimento infantil e a depressão materna.
Onde e quando?
A metanálise foi realizada em 2022 e 2023 e baseou-se em um processo de busca por estudos experimentaisOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". publicados entre 1985 e 2022, realizados com dados de famílias de países de renda baixa ou média.
Como era o desenho?
Os estudos considerados para inclusão na análise apresentaram resultados sobre os impactos da implementação do programa Reach Up de parentalidade, desenvolvido originalmente na Jamaica.
O modelo envolve foco em famílias em situação de vulnerabilidade social e visitas domiciliares periódicas, semanais ou quinzenais, com o uso de brinquedos simples —muitas vezes confeccionados com materiais disponíveis no domicílio— e de atividades lúdicas. Essas atividades criam oportunidades para que os visitadores orientem as cuidadoras e a família sobre como estimular a linguagem, a cognição, a motricidade e as habilidades socioemocionais das crianças, por meio de interações responsivas no cotidiano.
Uma das características mais marcantes do modelo é a existência de um protocolo claro para os visitadores. Cada visita trabalha atividades adequadas à idade da criança, seguindo um roteiro estruturado com propostas de brincadeiras e mensagens de orientação sobre práticas de cuidado e estímulo. O foco principal era fortalecer as competências parentais e a qualidade da interação entre cuidador e criança.
As principais variáveis de interesse consideradas pelos autores para inclusão no estudo metanalítico foram:
- desenvolvimento cognitivo;
- habilidades de linguagem;
- desenvolvimento motor;
- indicadores de estimulação infantil no ambiente doméstico;
- depressão materna.
Foram considerados estudos originais, escritos em inglês ou espanhol, que avaliavam os efeitos do programa em famílias com crianças de 0 a 36 meses. A busca resultou em 2.029 fontes de informação. O estudo selecionou 18 estudos e utilizou métodos de metarregressão para analisar como o impacto médio se associava a características do público-alvo e das intervenções.¹
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito da efetividade das iniciativas estudadas:
- a implementação do Reach Up teve impacto positivo expressivo e generalizado sobre indicadores de desenvolvimento infantil nos estudos considerados:
- houve, por exemplo, aumentos de 49% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. e de 38% de um desvio-padrão em indicadores de cognição e linguagem, em amostras de 14 e 15 estudos, respectivamente [1];²
- além disso, os programas geraram aumento médio de 27% de um desvio-padrão em indicadores de coordenação motora fina [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos médios estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. em indicadores de coordenação motora grossa [1];
- um dos principais mecanismos por detrás dos expressivos impactos descritos acima é o aumento da frequência e da qualidade da estimulação no ambiente doméstico:
- houve aumento, em média, de 37% de um desvio-padrão em indicadores que capturavam essa dimensão, nos 17 estudos que coletaram informação sobre essa dimensão [1];
- em particular, esses programas também foram bem-sucedidos em diminuir a incidência de sintomas de depressão materna, em 9% de um desvio-padrão [1];
- há indícios de que os efeitos caracterizados acima foram particularmente pronunciados para crianças desnutridas quando do início da implementação [1].
- O principal critério de qualidade para a inclusão na amostra final dos estudos foi o uso de metodologias modernas de inferência causal em estudos experimentais.
- Os intervalos de confiança baseados na distribuição empírica das estimativas excluem efeitos menores do que 32% (24%) e maiores do que 66% (51%) para cognição (linguagem), indicando efetividade ampla em vários contextos.
Quais as fontes da informação?
- Jervis, P., Coore-Hall, J., Pitchik, H. O., Arnold, C. D., Grantham-McGregor, S., Rubio-Codina, M., Baker-Henningham, H., Fernald,. L., Hamadani, J., Smith, J., Trias, J., & Walker, S. P. (2023). The Reach Up Parenting Program, Child Development, and Maternal Depression: a Meta-Analysis. Pediatrics, 151 (Supplement 2), e2023060221D.
Políticas e Programas Relacionados
Apoio Amplo ao Desenvolvimento Infantil em Áreas Rurais no Estudo Experimental MAHAY em Madagascar
Estimular o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças de famílias de baixa renda em áreas rurais.
Estudo Experimental de Integração de Estimulação na Primeira Infância a Transferências de Renda no Bangladesh
Integrar ações de estimulação a programas de garantia de renda mínima destinados a mães em situação de pobreza.
Apoio ao Desenvolvimento na Primeira Infância na HighScope Perry Preschool em Michigan
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo aproveitamento escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar em contextos de vulnerabilidade social.