← voltar para plataforma impacto

Estudo Experimental sobre Suplementação de Zinco em Áreas Rurais do Irã

Avaliação de Impacto
Publicado em 14/12/2025 Atualizado em 18/12/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Entender a importância da suplementação nutricional adicional com zinco para estimular o crescimento físico de crianças com desnutrição crônica.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada entre 1969 e 1971 em vilarejos da região de Marvdasht, no sul do Irã, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 49 meninos de cerca de 13 anos, de 2 escolas rurais, acompanhados ao longo de 20 meses.¹

Como era o desenho?

Foi implementado um programa de suplementação nutricional diária, no ambiente escolar, todos os dias da semana, sob supervisão dos professores, ao longo de dois anos escolares. A ideia central da iniciativa foi entender a importância do zinco como complemento a esforços de suplementação alimentar mais gerais, compostos por 10 gramas diárias de proteína (clara de ovo desidratada), óleo vegetal, carboidratos e mistura de vitaminas, além de cápsulas com minerais essenciais (como ferro, cálcio, cobre, manganês, iodo e selênio). Os alunos foram divididos aleatoriamente e:

  1. participaram dos esforços de suplementação mais amplos;
  2. receberam suplementação adicional de zinco, na forma de 40 mg por dia, administrada como carbonato de zinco, incluída apenas em um dos grupos experimentais;
  3. receberam um placebo.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listado na seção abaixo, as seguintes evidências:

  • foram encontradas melhorias generalizadas em indicadores de desenvolvimento físico:
    • houve, em particular, aumento no crescimento em altura, com ganhos que corresponderam a um ganho adicional de 32% (ou de 1,6 centímetroO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa medido em centímetros! Por exemplo, um impacto de 2 centímetros em uma criança que mediria 1 metro na ausência da iniciativa representa um aumento de 2% (=2/100).) no crescimento em altura, no horizonte de 20 meses de acompanhamento do estudo [1];
    • houve, também, aumentos no crescimento do peso, no mesmo horizonte temporal do resultado acima, com ganho adicional de 39% ou cerca de 1 quilo, quando comparado aos outros grupos experimentais [1,2].
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. sobre os níveis de hemoglobina ou de outros marcadores hematológicos [1].
  1. Essas crianças eram residentes de áreas com elevada prevalência de desnutrição e de consumo alimentar baseado em cereais. Aproximadamente 71% delas apresentavam concentrações plasmáticas subnormais de zinco no início da intervenção.

Quais as fontes da informação?

  1. Ronaghy, H. A., Reinhold, J. G., Mahloudji, M., Ghavami, P., Fox, M. R. S., & Halsted, J. A. (1974a). Zinc Supplementation of Malnourished Schoolboys in Iran: Increased Growth and Other Effects. The American Journal of Clinical Nutrition, 27(2), 112–121.
  2. Ronaghy, H. A., Reinhold, J. G., Mahloudji, M., Ghavami, P., Fox, M. R. S., & Halsted, J. A. (1974b). Erratum: Zinc Supplementation of Malnourished Schoolboys in Iran: Increased Growth and Other Effects. The American Journal of Clinical Nutrition.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.