Estudo Experimental sobre Suplementação de Zinco em Áreas Rurais do Irã
Estudo Experimental sobre Suplementação de Zinco em Áreas Rurais do Irã
Qual era o objetivo?
Entender a importância da suplementação nutricional adicional com zinco para estimular o crescimento físico de crianças com desnutrição crônica.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada entre 1969 e 1971 em vilarejos da região de Marvdasht, no sul do Irã, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 49 meninos de cerca de 13 anos, de 2 escolas rurais, acompanhados ao longo de 20 meses.¹
Como era o desenho?
Foi implementado um programa de suplementação nutricional diária, no ambiente escolar, todos os dias da semana, sob supervisão dos professores, ao longo de dois anos escolares. A ideia central da iniciativa foi entender a importância do zinco como complemento a esforços de suplementação alimentar mais gerais, compostos por 10 gramas diárias de proteína (clara de ovo desidratada), óleo vegetal, carboidratos e mistura de vitaminas, além de cápsulas com minerais essenciais (como ferro, cálcio, cobre, manganês, iodo e selênio). Os alunos foram divididos aleatoriamente e:
- participaram dos esforços de suplementação mais amplos;
- receberam suplementação adicional de zinco, na forma de 40 mg por dia, administrada como carbonato de zinco, incluída apenas em um dos grupos experimentais;
- receberam um placebo.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listado na seção abaixo, as seguintes evidências:
- foram encontradas melhorias generalizadas em indicadores de desenvolvimento físico:
- houve, em particular, aumento no crescimento em altura, com ganhos que corresponderam a um ganho adicional de 32% (ou de 1,6 centímetroO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa medido em centímetros! Por exemplo, um impacto de 2 centímetros em uma criança que mediria 1 metro na ausência da iniciativa representa um aumento de 2% (=2/100).) no crescimento em altura, no horizonte de 20 meses de acompanhamento do estudo [1];
- houve, também, aumentos no crescimento do peso, no mesmo horizonte temporal do resultado acima, com ganho adicional de 39% ou cerca de 1 quilo, quando comparado aos outros grupos experimentais [1,2].
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. sobre os níveis de hemoglobina ou de outros marcadores hematológicos [1].
- Essas crianças eram residentes de áreas com elevada prevalência de desnutrição e de consumo alimentar baseado em cereais. Aproximadamente 71% delas apresentavam concentrações plasmáticas subnormais de zinco no início da intervenção.
Quais as fontes da informação?
- Ronaghy, H. A., Reinhold, J. G., Mahloudji, M., Ghavami, P., Fox, M. R. S., & Halsted, J. A. (1974a). Zinc Supplementation of Malnourished Schoolboys in Iran: Increased Growth and Other Effects. The American Journal of Clinical Nutrition, 27(2), 112–121.
- Ronaghy, H. A., Reinhold, J. G., Mahloudji, M., Ghavami, P., Fox, M. R. S., & Halsted, J. A. (1974b). Erratum: Zinc Supplementation of Malnourished Schoolboys in Iran: Increased Growth and Other Effects. The American Journal of Clinical Nutrition.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Reach Up and Learn de Visitas Domiciliares para Estimulação e Desenvolvimento na Primeira Infância na Jamaica
Aumentar os estímulos ao desenvolvimento durante a primeira infância e aprimorar a nutrição para mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.
Estudo Experimental VASIN sobre Suplementação Neonatal de Vitamina A na Índia
Reduzir a mortalidade infantil nos primeiros meses de vida.
Merendas Escolares pelo World Food Programme em Acampamentos de Refugiados em Uganda
Fornecer alimentação de alunos em idade escolar, apoiando o seu processo de escolarização e aprendizado.