Estudo Experimental do Currículo Pre-K Mathematics dos Estados Unidos
Estudo Experimental do Currículo Pre-K Mathematics dos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Apoiar professores e famílias com atividades capazes de promover o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos de crianças em idade pré-escolar.
Onde e quando?
O Pre-K Mathematics foi desenvolvido no início dos anos 2000, nos Estados Unidos, e avaliado como parte da iniciativa Preschool Curriculum Evaluation Research. As informações abaixo referem-se a um dos estudos experimentaisOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". do currículo, envolvendo 278 crianças em 40 centros públicos de educação infantil na Califórnia e em Nova Iorque.
Como era o desenho?
A iniciativa envolveu dois componentes centrais. O primeiro foi o apoio próximo para implementação do currículo Pre-K Mathematics, formado por 29 atividades planejadas semanalmente para grupos de 6 a 8 alunos no ambiente escolar, com instrumentos avaliativos e tarefas de casa associadas. As atividades, que tinham recomendação para 2 sessões de 20 minutos por semana, centraram-se em torno dos módulos:
- contagem e números;
- operações aritméticas (atividades de outono);
- senso espacial e geometria;
- reconhecimento de padrões em formas geométricas;
- operações aritméticas (atividades de primavera);
- raciocínio lógico.
Os professores das escolas participaram de 2 oficinas de 4 dias, uma em cada semestre, no primeiro ano de implementação. Além disso, os implementadores do programa proveram suporte contínuo por meio de visitas a escolas por facilitadores, em média, 2 vezes por mês.
O segundo componente central foi a implementação de 27 atividades complementares em um software chamado DLM Express.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto:
- os professores participaram de, em média, 15 sessões com os facilitadores do programa, durante a implementação [1];
- os professores implementaram o currículo com fidelidade expressiva, atingindo um escore de, no mínimo, 70% em um instrumento desenvolvido para aferir o uso das novas atividades [1];
- 8 a cada 10 familiares revelaram realizar as atividades do currículo, pelo menos a cada 2 semanas, quando indagados a respeito de seu engajamento ao fim da implementação da iniciativa [1];
- houve aumento de 55% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em testes padronizados de Matemática aplicados ao fim da implementação [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos positivos e estatisticamente significantes indicadores adicionais de literacia emergente, habilidades de linguagem oral e habilidades sociais [1].
Quais as fontes da informação?
- Klein, A., Starkey, P., Clements, D., Sarama, J., & Iyer, R. (2008). Effects of a Pre-Kindergarten Mathematics Intervention: A Randomized Experiment. Journal of Research on Educational Effectiveness, 1(3), 155-178.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Urbano de Bienestar Para La Niñez en Extrema Pobreza na Nicarágua
Aumentar o acesso e a qualidade dos centros de educação infantil com foco em famílias das camadas mais vulneráveis à pobreza da população urbana.
Replicação de Estudo sobre Atividades de Estímulo à Consciência Fonológica em Pré-Escolas da Alemanha
Formar habilidades que apoiassem o processo de alfabetização de crianças em idade pré-escolar.
Tipos de Treino em Segmentação Fonêmica e Decodificação em Escolas de Nova Iorque
Entender as melhores formas de sedimentar habilidades de decodificação na memória de crianças em processo de alfabetização.