Estudo Experimental do Currículo Pre-K Mathematics dos Estados Unidos
Estudo Experimental do Currículo Pre-K Mathematics dos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Apoiar professores e famílias com atividades capazes de promover o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos de crianças em idade pré-escolar.
Onde e quando?
O Pre-K Mathematics foi desenvolvido no início dos anos 2000, nos Estados Unidos, e avaliado como parte da iniciativa Preschool Curriculum Evaluation Research. As informações abaixo referem-se a um dos estudos experimentaisOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". do currículo, envolvendo 278 crianças em 40 centros públicos de educação infantil na Califórnia e em Nova Iorque.
Como era o desenho?
A iniciativa envolveu dois componentes centrais. O primeiro foi o apoio próximo para implementação do currículo Pre-K Mathematics, formado por 29 atividades planejadas semanalmente para grupos de 6 a 8 alunos no ambiente escolar, com instrumentos avaliativos e tarefas de casa associadas. As atividades, que tinham recomendação para 2 sessões de 20 minutos por semana, centraram-se em torno dos módulos:
- contagem e números;
- operações aritméticas (atividades de outono);
- senso espacial e geometria;
- reconhecimento de padrões em formas geométricas;
- operações aritméticas (atividades de primavera);
- raciocínio lógico.
Os professores das escolas participaram de 2 oficinas de 4 dias, uma em cada semestre, no primeiro ano de implementação. Além disso, os implementadores do programa proveram suporte contínuo por meio de visitas a escolas por facilitadores, em média, 2 vezes por mês.
O segundo componente central foi a implementação de 27 atividades complementares em um software chamado DLM Express.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto:
- os professores participaram de, em média, 15 sessões com os facilitadores do programa, durante a implementação [1];
- os professores implementaram o currículo com fidelidade expressiva, atingindo um escore de, no mínimo, 70% em um instrumento desenvolvido para aferir o uso das novas atividades [1];
- 8 a cada 10 familiares revelaram realizar as atividades do currículo, pelo menos a cada 2 semanas, quando indagados a respeito de seu engajamento ao fim da implementação da iniciativa [1];
- houve aumento de 55% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em testes padronizados de Matemática aplicados ao fim da implementação [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos positivos e estatisticamente significantes indicadores adicionais de literacia emergente, habilidades de linguagem oral e habilidades sociais [1].
Quais as fontes da informação?
- Klein, A., Starkey, P., Clements, D., Sarama, J., & Iyer, R. (2008). Effects of a Pre-Kindergarten Mathematics Intervention: A Randomized Experiment. Journal of Research on Educational Effectiveness, 1(3), 155-178.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Urbano de Bienestar Para La Niñez en Extrema Pobreza na Nicarágua
Aumentar o acesso e a qualidade dos centros de educação infantil com foco em famílias das camadas mais vulneráveis à pobreza da população urbana.
Estudo Experimental sobre Método Montessori em Centro de Educação Infantil em Lyon
Testar os efeitos da adoção de um novo currículo sobre medidas de desenvolvimento infantil.
Estudo Experimental de Treino para Alfabetização em Pré-Escolas da França
Testar formas de sensibilizar a consciência fonêmica de crianças em idade pré-escolar para dar suporte ao seu processo de alfabetização.