Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Equipes Móveis de Imunização de Crianças em Udaipur
Equipes Móveis de Imunização de Crianças em Udaipur
Qual o objetivo?
Estabelecer a disponibilidade regular e gratuita de serviços de imunização para bebês, informando às mães sobre seus benefícios, para melhorar as taxas de imunização completa entre crianças no primeiro ano de vida.
Onde e quando?
A intervenção foi implementada pela organização não governamental Seva Mandir em 134 vilarejos rurais em Udaipur, no estado do Rajastão, na Índia, entre os anos de 2004 a 2007.
Como é o desenho?
A intervenção estabeleceu equipes móveis de imunização e, em cada vilarejo participante, um assistente social teve por responsabilidade identificar as crianças da faixa etária apropriada. Realizada a identificação, as mães foram informadas sobre os centros de imunização e sobre os benefícios da imunização completa.
Nas equipes móveis, que eram formadas por uma enfermeira e um assistente, as crianças contempladas receberam um pacote estendido de imunização da OMS/Unicef, fornecido pelo governo indiano. O pacote incluiu 1 dose da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), três doses da vacina DPT (difteria-coqueluche, tétano), 3 doses da vacina oral da poliomielite e 1 dose da vacina contra o sarampo. O objetivo central era de que a criança estivesse totalmente imunizada por volta de 1 ano de idade, depois de visitar o centro de imunização por 5 vezes.
A equipe realizava o acampamento em datas fixas todos os meses, em horário determinado, entre 11h e 14h. Na primeira imunização, todas as crianças também receberam um cartão oficial de imunização indicando seu nome, o nome do(s) pai(s) e a data e tipo de cada imunização realizada.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
- aumento em 3 vezes na taxa de imunização completa entre crianças de 1 a 3 anos (de 6% para 18%), aproximadamente 1 ano e meio após a implementação da intervenção [1];
- uma intervenção similar, mas que também ofereceu incentivos para imunização (incluindo 1 kg de lentilhas cruas por visita aos centros de imunização) teve um efeito maior: aumentou em mais de seis vezes as taxas completas de imunização (de 6% para 39%), sugerindo que pequenos incentivos à demanda por serviços de saúde podem ser complementares ao aumento na oferta de serviços em atenção básica [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Banerjee, A. V., Duflo, E., Glennerster, R., & Kothari, D. (2010). Improving Immunisation Coverage in Rural India: Clustered Randomised Controlled Evaluation of Immunisation Campaigns with and without Incentives. British Medical Journal, 340.
Eixos de busca
Indicador afetado
Cobertura vacinalTipo de programa
Atenção primária à saúdeElementos
Centros de atenção primária à saúdeEquipes de atenção primária à saúdeInformação sobre prevenção em saúdeRegião
ÁsiaPaís
ÍndiaMetodologia
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Bidan Di Desa de Planejamento Familiar e Atenção Primária à Saúde na Indonésia
Reduzir a morbidade e mortalidade materna em regiões com baixa cobertura de serviços de saúde.
Programa de Visitas Domiciliares no Primeiro Ano de Vida na Dinamarca
Promover práticas de saúde e universalizar o acesso à atenção básica em saúde durante o primeiro ano de vida.
Programa de Educação Nutricional Infantil para Mães no Malawi
Fornecer informação nutricional para puérperas, influenciando positivamente o desenvolvimento de seus filhos.