← voltar para plataforma impacto

Equipes Móveis de Imunização de Crianças em Udaipur

Publicado em 25/05/2022
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Estabelecer a disponibilidade regular e gratuita de serviços de imunização para bebês, informando às mães sobre seus benefícios, para melhorar as taxas de imunização completa entre crianças no primeiro ano de vida.

Onde e quando foi implementado?

A intervenção foi implementada pela organização não governamental Seva Mandir em 134 vilarejos rurais em Udaipur, no estado do Rajastão, na Índia, entre os anos de 2004 a 2007.

Como é o desenho?

A intervenção estabeleceu equipes móveis de imunização e, em cada vilarejo participante, um assistente social teve por responsabilidade identificar as crianças da faixa etária apropriada. Realizada a identificação, as mães foram informadas sobre os centros de imunização e sobre os benefícios da imunização completa.

Nas equipes móveis, que eram formadas por uma enfermeira e um assistente, as crianças contempladas receberam um pacote estendido de imunização da OMS/Unicef, fornecido pelo governo indiano. O pacote incluiu 1 dose da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), três doses da vacina DPT (difteria-coqueluche, tétano), 3 doses da vacina oral da poliomielite e 1 dose da vacina contra o sarampo. O objetivo central era de que a criança estivesse totalmente imunizada por volta de 1 ano de idade, depois de visitar o centro de imunização por 5 vezes.

A equipe realizava o acampamento em datas fixas todos os meses, em horário determinado, entre 11h e 14h. Na primeira imunização, todas as crianças também receberam um cartão oficial de imunização indicando seu nome, o nome do(s) pai(s) e a data e tipo de cada imunização realizada.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:

De onde vem essa informação?

  1. Banerjee, A. V., Duflo, E., Glennerster, R., & Kothari, D. (2010). Improving Immunisation Coverage in Rural India: Clustered Randomised Controlled Evaluation of Immunisation Campaigns with and without Incentives. British Medical Journal, 340.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.