Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Distribuição de Cupons e Educação em Nutrição Infantil pelo World Food Programme no Equador
Distribuição de Cupons e Educação em Nutrição Infantil pelo World Food Programme no Equador
Qual o objetivo?
Diminuir os níveis de insegurança alimentar, aumentar o poder decisório de mulheres no seio familiar e reduzir tensões entre imigrantes e a população local.
Onde e quando?
O programa foi implementado em 2011, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 2.357 famílias em centros urbanos nas províncias de Carchi e Sucumbíos, no Equador, áreas que tinha recebido, à epoca, um enorme influxo de refugiados colombianos.
Como é o desenho?
As transferências tiveram como características centrais:
- focalização: mulheres, refugiadas e moradoras equatorianas das comunidades, que não eram beneficiárias do programa Bono de Desarollo Humano;
- magnitude, periodicidade e titularidade: transferências mensais de vouchers para compra de itens em uma lista de alimentos (cereais, tubérculos, frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, laticínios e ovos) em supermercados, avaliados em 40 dólares, que equivalia a 10% do gasto domiciliar total das famílias do estudo, distribuídos entre maio e outubro de 2011;
- iniciativas paralelas: (iii.a) reuniões mensais para discussão de temas relacionados à nutrição, com foco na diversidade alimentar e no consumo adequado de alimentos para gestantes e crianças menores de 24 meses; (iii.b) campanha de conscientização com cartazes e folhetos sobre nutrição, exibidos em pontos de distribuição, incluindo supermercados, bancos, armazéns de alimentos e centros comunitários;
- condicionalidades: presença nas reuniões mensais de educação nutricional.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da implementação da iniciativa:
- aumento de 13% nos gastos per capita com consumo de comida e aumento de 11% nos gastos per capita com o consumo de outros bens ou serviços, ao fim da implementação do programa [1];
- aumento de 20% em um na quantidade total de calorias consumidas pelas famílias contempladas, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Hidrobo, M., Hoddinott, J., Peterman, A., Margolies, A., & Moreira, V. (2014). Cash, Food, or Vouchers? Evidence from a Randomized Experiment in Northern Ecuador. Journal of Development Economics, 107, 144-156.
Eixos de busca
Indicador afetado
Consumo das famíliasConsumo de caloriasConsumo de comidaDiversidade alimentarGastos com comidaGastos do domicílioTipo de programa
TransferênciasRegião
América LatinaPaís
EquadorEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Transferências Condicionais de Renda e Educação em Nutrição Infantil pelo World Food Programme no Equador
Diminuir os níveis de insegurança alimentar, aumentar o poder decisório de mulheres no seio familiar e reduzir tensões entre imigrantes e a população local.
Mudanças nas Regras do Earned Income Tax Credit (EITC) nas Décadas de 80 e 90 nos Estados Unidos
Incentivar a participação na força de trabalho e reduzir a pobreza, com foco em famílias com crianças.
Distribuição de Cestas Básicas e Educação em Nutrição Infantil pelo World Food Programme no Equador
Diminuir os níveis de insegurança alimentar, aumentar o poder decisório de mulheres no seio familiar e reduzir tensões entre imigrantes e a população local.