Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Diretrizes sobre Tamanho Máximo de Sala de Aula na Bolívia
Diretrizes sobre Tamanho Máximo de Sala de Aula na Bolívia
Qual o objetivo?
Assegurar que todos os alunos tenham apoio pedagógico suficiente no processo de aprendizagem.
Onde e quando?
As diretrizes foram impostas em 1980 e estão em vigência até os dias de hoje na Bolívia.
Como é o desenho?
As diretrizes sobre a alocação de alunos em salas de aula estipularam que o tamanho máximo de salas de aula do Ensino Fundamental I seria de 30 alunos, modificando assim a razão de alunos por professor nas escolas do país. No caso de excesso de alunos com relação a essa número máximo, foi alocado um professor novo para a escola.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal das diretrizes sobre os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental I em escolas rurais em 1996:
- a cada diminuição de 1 aluno na sala de aula, aumento de 2% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. em um exame padronizado de Língua Espanhola [1];
- a cada diminuição de 1 aluno na sala de aula, aumento de 3% de um desvio-padrão em um exame padronizado de Matemática [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Urquiola, M. (2006). Identifying Class Size Effects in Developing Countries: Evidence from Rural Bolivia. Review of Economics and Statistics, 88(1), 171-177.
Eixos de busca
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Diretrizes sobre Tamanho Máximo das Turmas da Suécia
Assegurar que todos os alunos tivessem apoio pedagógico suficiente no processo de aprendizagem.
Diretrizes sobre Tamanho Máximo de Sala de Aula no Brasil
Assegurar que todos os alunos tenham apoio pedagógico suficiente no processo de aprendizagem.
Diretrizes sobre Tamanho Máximo de Sala de Aula em Israel
Assegurar que todos os alunos tivessem apoio pedagógico suficiente no processo de aprendizagem.