← voltar para plataforma impacto

Diretrizes sobre Tamanho Máximo de Sala de Aula em Israel

Publicado em 03/04/2023 Atualizado em 01/10/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Assegurar que todos os alunos tivessem apoio pedagógico suficiente no processo de aprendizagem.

Onde e quando?

As diretrizes foram impostas pela autoridade educacional de Israel a partir de 1969.

Como é o desenho?

As diretrizes sobre a alocação de alunos em salas de aula estipularam que o tamanho máximo de salas de aula seria de 40 alunos, modificando assim a razão de alunos por professor nas escolas públicas do país.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, em artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal das diretrizes sobre alunos matriculados no 4º e 5º anos do ensino fundamental em escolas públicas nos anos de 1991 e 1992:

  • a cada diminuição de 1 aluno na sala de aula, aumento de 0,9% a 4,9% de um desvio padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. na nota em um exame padronizado de Língua Hebraica (compreensão de leitura) para alunos do 4º ano, embora parte desses efeitos sejam imprecisamente estimadosDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
  • não há evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. na nota em um exame padronizado de Matemática, também para alunos do 4º ano [1];
  • a cada diminuição de 1 aluno na sala de aula, aumento de 2,4% a 8,4% de um desvio padrão na nota em um exame padronizado de Língua Hebraica (compreensão de leitura) para alunos do 5º ano [1];
  • a cada diminuição de 1 aluno na sala de aula, aumento de 1,8% a 5,8% de um desvio padrão na nota em um exame padronizado de Matemática, também para alunos do 5º ano, embora parte das estimativas que levam a essa conclusão sejam imprecisamente estimadas [1].

Também foram documentadas, em artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal das diretrizes sobre alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental em escolas públicas entre os anos de 2002 e 2011:

  • não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes de diminuições no tamanho das salas de aula na nota em exames padronizados de Matemática [2];
  • também não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes de diminuições no tamanho das salas de aula na nota em exames padronizados de Língua Hebraica [2].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Angrist, J. D., & Lavy, V. (1999). Using Maimonides’ Rule to Estimate the Effect of Class Size on Scholastic Achievement. The Quarterly Journal of Economics, 114(2), 533-575.
  2. Angrist, J. D., Lavy, V., Leder-Luis, J., & Shany, A. (2019). Maimonides’ Rule Redux. American Economic Review: Insights, 1(3), 309-24.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.