Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Diretrizes para Cuidados Neonatais Intensivos para Recém-Nascidos de Baixíssimo Peso no Chile
Diretrizes para Cuidados Neonatais Intensivos para Recém-Nascidos de Baixíssimo Peso no Chile
Qual o objetivo?
Mitigar os efeitos do baixo peso ao nascer sobre as chances de sobrevivência e a qualidade de vida.
Onde e quando?
As diretrizes foram adotadas no Chile durante a década de 1990. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacional que usa dados do universo de crianças nascidas no país entre 1992 e 2002.
Como é o desenho?
Em 1991, foram estabelecidos padrões uniformes para o cuidado e equipamento em todas as unidades de terapia intensivas (UTIs) neonatais. Em particular, as diretrizes estabeleceram protocolos padronizados para cuidados de bebês que nasceram com menos de 1.500 gramas ou com menos de 32 semanas de gestação. Desde 1998, as recomendações incluíram o uso de surfactante pulmonar exógeno para tratar a síndrome do desconforto respiratório em recém-nascidos de baixíssimo peso.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo publicado listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal:
- evidências qualitativas sugerem que o corte de peso de 1.500 gramas era utilizado pelas equipes médicas para determinar o uso de tratamentos intensivos, nos casos em que os bebês nasciam com mais do que 32 semanas de gestação [1];
- no grupo de bebês que nasceram com mais do que 32 semanas de gestação durante o período estudado, houve redução de 40% (ou de 4,5 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de recém-nascidos de menos de 1.500 gramas que morreram durante o primeiro ano de vida, quando comparados a bebês que nasceram com peso um pouco acima do corte [1];
- ainda nesse grupo, houve aumento de 14% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas em exames padronizados de Matemática realizados com aproximadamente 10 anos, além de aumentos da ordem de 9,1% a 15% nas notas em provas aplicadas durante a educação básica [1];
- a introdução do uso de surfactante pulmonar exógeno em 1998 intensificou os efeitos do uso de tratamentos intensivos: para os efeitos em notas descritos imediatamente acima, houve aumento duas vezes maior (20% de um desvio-padrão) entre 1998 e 2002 do que entre 1992 e 1997 (10% de um desvio-padrão) [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Bharadwaj, P., Løken, K. V., & Neilson, C. (2013). Early Life Health Interventions and Academic Achievement. American Economic Review, 103(5), 1862-1891.
Eixos de busca
Área
SaúdeTipo de programa
Atenção terciária à saúde neonatalPúblico-alvo
Bebês com baixo pesoRegião
América LatinaPaís
ChileEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.