Contratação de Fornecedores Externos de Merenda em Escolas Públicas na Califórnia

← voltar para plataforma impacto

Contratação de Fornecedores Externos de Merenda em Escolas Públicas na Califórnia

Publicado em 19/03/2025 Atualizado em 20/03/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Terceirizar o preparo e a distribuição de refeições no ambiente escolar.

Onde e quando?

As informações abaixo referem-se a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags *Metodologia* da página listam algumas das formas escolhidas para contornar esse problema! que utiliza dados de todas as escolas públicas da Califórnia, para os anos 2009 a 2013, e dados de fornecedores e da qualidade das merendas servidas a seus alunos.

Como era o desenho?

Nesse período, algumas escolas do estado passaram a terceirizar o preparo e o fornecimento da merenda, uma decisão tomada por seus distritos escolares.

O que as evidências sugerem?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto:

  • durante o período, cerca de 12% das escolas do estado adotaram um novo modelo de fornecimento de merenda [1];
  • alunos de escolas que passaram a contar com fornecedores de refeições mais saudáveis — conforme indicador de qualidade nutricional dos cardápios — apresentaram melhorias na aprendizagem:
    • houve, em particular, aumento de 3,0% a 3,8% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. nas notas agregadas em exames padronizados de alunos do 2° ano ao 2° do ano do ensino médio, no horizonte de 1 a 4 anos [1]
  1. Não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. para alunos de escolas que passaram a fornecedores com qualidade nutricional abaixo da mediana do indicador.