Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Certificação de Habilidades no BRAC Job Placement Program em Uganda
Certificação de Habilidades no BRAC Job Placement Program em Uganda
Qual o objetivo?
Permitir que pessoas no início da carreira fossem conectadas a postos de trabalho e pudessem sinalizar habilidades de forma assertiva, aumentando suas chances de inserção profissional.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada por meio de uma parceria entre pesquisadores e a ONG BRAC, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado"., Uganda, envolvendo 787 jovens e 422 pequenas e médias empresas.
Como é o desenho?
A certificação teve como foco jovens que estavam concluindo cursos de educação profissionalizante ou técnica em 15 das maiores instituições do país e que foram convidados para entrevistas em empresas sediadas em regiões próximas a essas instituições por uma iniciativa da ONG, chamada Job Placement Program. A ideia central foi a de oferecer informação sobre habilidades do candidato durante o processo de potencial contratação, usando:
- testes de habilidades socioemocionais coletados no início da implementação da iniciativa, que capturavam informação sobre a criatividade, a confiabilidade, a capacidade de comunicação e a disposição a apoiar os colegas de trabalho em suas atividades;
- um indicador de disciplina e assiduidade, baseado na frequência no curso de ensino profissionalizante ou técnico realizado nos meses anteriores.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal:
- foram marcadas 1,230 entrevistas nas pequenas e médias empresas, 42% das quais ocorreram de fato [1];
- os jovens que contaram com o apoio da certificação tinham expectativas mais otimistas com relação aos seus prospectos no mercado de trabalho, quando observados nos 2 anos seguintes, reportando salários esperados 7% maiores e uma chance 5% maior de estarem empregados [1];
- para os jovens que decidiram participar do estudo, as certificações parecem ter tido um efeito positivo sobre a qualidade do match entre empregado e empresas: por exemplo, jovens com boas habilidades de comunicação tiveram uma chance maior de terem sido contratados por empresas em que interações com consumidores eram parte da rotina de trabalho [1];¹
- embora não tenham sido encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre emprego, houve aumento de 11% na renda auferida no mercado de trabalho entre aqueles que tinham um emprego, com efeitos particularmente pronunciados para o grupo de jovens que tinham revelado ter altas habilidades socioemocionais durante o processo de contratação [1];
- os resultados descritos acima sugerem ter havido realocação dos trabalhadores em profissões diferentes da que eles teriam na ausência da informação apresentada no processo de contratação [1].
- Uma parte significativa dos jovens que tinham baixas habilidades socioemocionais optou por não participarem do estudo e serem pareados com empresas para entrevistas, o que tem consequências importantes, ressaltadas pelos autores do estudo, sobre a validade externa dos resultados.
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Bassi, V., & Nansamba, A. (2022). Screening and Signalling Non-Cognitive Skills: Experimental Evidence from Uganda. The Economic Journal, 132(642), 471-511.
Eixos de busca
Indicador afetado
EmpregoExpectativas de renda ou empregabilidade no futuroQualidade do match entre empregado e empresaRendimentos do trabalhoElementos
Certificação baseada em indicadores de habilidades socioemocionaisIntermediação com empresas para realização de entrevistas de empregoPúblico-alvo
Jovens adultas e adultosRegião
ÁfricaPaís
UgandaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Certificação de Habilidades de Jovens pela Harambee Youth Employment Accelerator em Joanesburgo
Permitir que pessoas no início da carreira conseguissem sinalizar habilidades de forma crível e assertiva, aumentando suas chances de inserção profissional.
Auxílio Financeiro para Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba
Ajudar a cobrir os custos incorridos durante a busca por empregos ou a busca por um emprego mais estável.
Oficina de Orientação de Carreira para Jovens Desempregados e Planejamento na Busca por Emprego na África do Sul
Ensinar estratégias e alinhar comportamentos e intenções, apoiando o processo de procura por emprego.