Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Capacitação com Foco em Tecnologia da Informação no Modelo WorkAdvance em Nova Iorque (Per Scholas)
Capacitação com Foco em Tecnologia da Informação no Modelo WorkAdvance em Nova Iorque (Per Scholas)
Qual o objetivo?
Apoiar a integração duradoura de pessoas desempregadas e de baixa renda ao mercado de trabalho.
Onde e quando?
O programa foi implementado por uma provedora de cursos em tecnologia da informação (TI) chamada Per Scholas, a partir de 2011, Nova Iorque, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". mais amplo de programas-modelo de capacitação com foco setorial, chamado WorkAdvance. Os resultados abaixo se referem a dados de 690 inscritos entre 2011 e 2013.
Como é o desenho?
O programa teve como foco indivíduos desempregados, de baixa renda, com interesse em construir uma trajetória profissional no setor de TI, e cinco componentes centrais.
O primeiro foi uma triagem cuidadosa e intensiva dos candidatos, com o objetivo de garantir que os participantes selecionados pudessem tirar proveito e formar as habilidades necessárias para a transição para o setor de TI. Para tanto, os administradores do programa utilizaram uma combinação de critérios objetivos – renda e pontuações em testes de Língua Inglesa e Matemática – e critérios subjetivos – como as visões da equipe sobre a trajetória, situação atual, postura e probabilidade de conclusão do curso dos participantes.
O segundo componente do programa foi um curso gratuito de 15 semanas, nas instalações físicas da provedora Per Scholas. Os cursos contemplaram o conteúdo necessário para os exames e certificações A+ e Network Plus e objetivavam preparar os alunos para ocuparem posições de especialistas em suporte técnico ou técnicos de sistemas.
Além disso, como terceiro componente, o programa contou com esforços para transmitir aos participantes estratégias de busca de emprego e habilidades básicas de prontidão para o trabalho no setor de TI. Essas habilidades foram discutidas tanto em sala de aula, em 12 encontros de 7 horas, quanto em sessões individualizadas de mentoria profissional. Nelas, foram apresentadas informações sobre salários no setor, como elaborar currículos e cartas de apresentação, como buscar vagas de emprego, como se preparar para entrevistas de emprego e como desenvolver planos individuais de carreira.
O programa também ofereceu serviços adicionais depois do fim da etapa de capacitação propriamente dita. Em particular, o quarto componente foi de intermediar diretamente a relação entre os participantes da capacitação e potenciais empregadores, facilitando a entrada em posições para as quais eles tinham sido treinados e para as quais haviam oportunidades genuínas de desenvolvimento contínuo de habilidades e avanço na carreira. Além disso, e em quinto lugar, o programa preconizou esforços de acompanhamento dos egressos dos cursos a cada trimestre e ajuda na recolocação profissional no caso de perda do emprego.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
- 97% indivíduos convidados a participarem dos cursos de capacitação iniciaram as aulas, e 76% completaram o treinamento [1];
- a taxa de conclusão de treinamento profissional no setor de TI quase quintuplicou, aumentando em 45,9 pontos percentuais, 2 anos após a inscrição no programa [1,2];
- aumento de 16% (ou aproximadamente 10 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de indivíduos que tinham um emprego, aproximadamente 2 anos após inscrição [1];
- aumento de 19% (ou 12 pontos percentuais) na taxa de indivíduos que se consideravam satisfeitos ou muito satisfeitos com seu trabalho atual ou com o trabalho mais recente, no mesmo horizonte temporal [1];
- aumento de 26% a 31% nos rendimentos anuais auferidos no mercado de trabalho, de 2 a 3 anos após a inscrição [1,2];
- aumento de 50% (ou 9 pontos percentuais) na taxa de indivíduos que ganhavam, anualmente, mais do que 30.000 dólares americanos, no mesmo horizonte temporal dos resultados imediatamente acima [2];
- aumento de 16% a 20% nos rendimentos anuais auferidos no mercado de trabalho, 5 anos após a inscrição [3];
- aumento de aproximadamente 12% (ou de 5,9 a 6,3 pontos percentuais) na taxa de indivíduos que ganhavam, anualmente, mais do que 30.000 dólares americanos, no mesmo horizonte temporal dos resultados imediatamente acima [3].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Hendra, R., Greenberg, D. H., Hamilton, G., Oppenheim, A., Pennington, A., Schaberg, K., & Tessler, B. L. (2016). Encouraging Evidence on a Sector-Focused Advancement Strategy: Two-Year Impacts from the WorkAdvance Demonstration. New York: MDRC.
- Katz, L. F., Roth, J., Hendra, R., & Schaberg, K. (2022). Why Do Sectoral Employment Programs Work? Lessons from WorkAdvance. Journal of Labor Economics, 40(S1), S249-S291.
- Greenberg, D. H., & Schaberg, K. (2020). Long-Term Effects of a Sectorial Advancement Strategy: Costs, Benefits, and Impacts from the WorkAdvance Demonstration. MDRC Report.
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Capacitação com Foco em Serviços Ambientais no Modelo WorkAdvance em Nova Iorque (St. Nicks Alliance)
Apoiar a integração duradoura de pessoas desempregadas e de baixa renda ao mercado de trabalho.
Programa Job Training Partnership Act (Title II-A) de Estímulo à Inserção no Mercado de Trabalho nos Estados Unidos
Aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho de adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Programa Job Corps de Capacitação e Inserção Profissional nos Estados Unidos
Aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho e a qualidade do emprego de adolescentes e jovens adultos vivendo em domicílios de baixa renda.