← voltar para plataforma impacto

Aumento do Período de Carência em Contratos de Microcrédito da Village Financial Services para Mulheres em Calcutá

Publicado em 17/11/2022
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Reduzir as pressões financeiras e de liquidez implicadas pelo pagamento imediato de empréstimos de instituições de microcrédito.

Onde e quando foi implementado?

A mudança no contrato tradicional de microcrédito foi implementada pela instituição Village Financial Services, em 2007, em Calcutá, na Índia, no contexto de uma avaliação experimental de impacto de aprimoramentos possíveis em seus produtos financeiros (169 grupos com 5 clientes cada).

Como é o desenho?

Os contratos usuais da instituição exigiam que as clientes começassem a pagar seus empréstimos 2 semanas após o recebimento. Durante o período de implementação, foi introduzido no contrato um período de carência maior, de 2 meses. Os empréstimos giravam em torno de 90 a 225 dólares americanos, em valores de 2013.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do aumento do período de carência no contrato usual de microcrédito da Village Financial Services:

  • aumento de 6% no valor total investido em seus negócios [1];
  • a taxa de clientes que iniciaram um novo negócio mais do que dobrou, aumentando em 129% (ou em 2,6 pontos percentuais), no período de 6 meses após o recebimento do empréstimo [1];
  • aumento de 41% nos lucros auferidos com negócios e de 20% na renda domiciliar total, quase 3 anos após o recebimento do empréstimo [1].

De onde vem essa informação?

  1. Field, E., Pande, R., Papp, J., & Rigol, N. (2013). Does the Classic Microfinance Model Discourage Entrepreneurship Among the Poor? Experimental Evidence from India. American Economic Review, 103(6), 2196-2226.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.