Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Atendimento Psiquiátrico e Cuidados Farmacoterápicos Gratuitos na Índia
Atendimento Psiquiátrico e Cuidados Farmacoterápicos Gratuitos na Índia
Qual era o objetivo?
Oferecer apoio a pessoas com sintomas de depressão e mitigar o impacto negativo da doença no seu processo decisório.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 2017 por meio de uma parceria entre pesquisadores e a ONG Grameena Abudaya Seva Samsthe (GASS), em Karnataka, Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 1.000 adultos em situação de depressão, na sua maioria (86%), mulheres.
Como era o desenho?
Os participantes foram convidados a realizar 8 meses de atendimento psiquiátrico gratuito, no Shridevi Institute of Medical Sciences and Research Hospital. A primeira consulta incluiu um diagnóstico do quadro, discussões sobre a importância da saúde mental e um plano individualizado de tratamento médico. Os pacientes que aceitaram iniciar o tratamento retornaram, então, para consultas mensais de acompanhamento.¹
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto:
- uma em cada duas pessoas convidadas teve pelo menos uma consulta com o psiquiatra [1];²
- a iniciativa teve impacto sobre indicadores de saúde mental, mas eles se dissiparam no longo prazo:
- em particular, houve uma redução de 14% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em um indicador da severidade dos sintomas de depressão, durante os 8 meses de tratamento, com redução paralela de 7,1 pontos percentuais na parcela de adultos convidados que se encontravam moderada ou severamente deprimidos [1];
- entre 6 e 26 meses após o fim do tratamento psiquiátrico gratuito, também foram encontradas evidências de que os efeitos acima se atenuaram, atingindo um patamar baixo de 4% de um desvio-padrão, e sem sinais de efeitos quantitativamente relevantes sobre a parcela de pessoas com sintomas moderados ou graves de depressão [1].
- o tratamento parece ter induzido mudanças significativas em indicadores do funcionamento da família com respeito ao tempo dedicado à escolarização ou a trabalho, com efeitos mais pronunciados para famílias com crianças mais velhas:
- houve aumento de 18% de um desvio-padrão em um indicador que agrupava informação sobre se a criança frequentava escola, frequência escolar, e de horas dedicadas a tarefas de trabalho em casa ou a tarefas remuneradas, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima, embora o efeito seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
- estes efeitos foram particularmente expressivos — da ordem de 44% de um desvio-padrão — para famílias com crianças acima de 12 anos no início do tratamento [1].
- não foram encontradas evidências de impactos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre variáveis que caracterizavam o engajamento das pessoas contempladas com o mercado de trabalho,² como tempo dispendido em um emprego ou renda [1].³
- Os antidepressivos mais prescritos foram os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), que, em sua maioria, não possuem patente e estão disponíveis a baixo custo na Índia.
- Há, na realidade, evidências de que a iniciativa reduziu a carga horária de trabalho em 5,4 horas por semana ao longo do período de tratamento.
- Outra iniciativa, implementada no mesmo período e contexto, pareou ao tratamento atividades de inclusão produtiva da GASS, com efeitos positivos sobre indicadores de saúde mental, que não se dissiparam com o tempo, e efeitos semelhantes em termos de reações na relação com os filhos. [1].
Quais as fontes da informação?
- Angelucci, M., & Bennett, D. (2024). The Economic Impact of Depression Treatment in India: Evidence from Community-Based Provision of Pharmacotherapy. American Economic Review, 114(1), 169-198.