Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Formação de Professores no 30 Towns Project em Jerusalém
Formação de Professores no 30 Towns Project em Jerusalém
Qual o objetivo?
Modificar práticas pedagógicas, promover a aprendizagem e alterar positivamente o clima escolar.
Onde e quando?
O 30 Towns Project foi implementado a partir de 1995 em dois bairros no norte de Jerusalém (Neve Yaakov e Pisgat Zeev) e em outras cidades em Israel. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! de impacto envolvendo 20 escolas seculares e religiosas da cidade e aproximadamente 1.000 alunos em Jerusalém.
Como é o desenho?
O projeto teve por foco escolas seculares e religiosas que ofereciam os anos iniciais do Ensino Fundamental em bairros com alta proporção de imigrantes e níveis baixos de desempenho em exames padronizados.
O principal componente do projeto foi de financiamento dirigido a ações de formação dos professores das escolas contempladas. Estas ações foram realizadas semanalmente por instrutores externos ligados ao governo nacional, e concentrou-se na melhoria das práticas didático-pedagógicas de ensino de Língua Hebraica, Matemática e Inglês. A formação foi mandatória e oferecida conjuntamente a todos os professores de uma disciplina em um ano. Embora as ações tenham variado entre escolas, a maioria incluiu sessões de aconselhamento e feedback em práticas didático-pedagógicas, com base nos conteúdos que os professores lecionariam nas próximas semanas, mudanças na organização do tempo em sala de aula e incorporação de novos materiais para apoio na instrução dos alunos.
Além das ações de formação, o financiamento também foi utilizado para estabelecer atividades no contraturno escolar para alunos com dificuldades de aprendizagem, que contavam com especialistas em diagnósticos de transtornos de aprendizagem. Por fim, o projeto financiou atividades com alunos imigrantes, e projetos de integração social e de envolvimento dos pais em atividades escolares e comunitárias.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
- entre 1994 e 1996, as escolas que viriam a ser contempladas pelas ações do 30 Towns nos anos subsequentes aumentaram de 1,2 para 12,5 o número médio de horas semanais dedicadas a atividades de formação em Matemática [1];
- aumento de 18 a 26% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. em um exame padronizado de Matemática aplicado ao fim do 4º ano, aproximadamente 1 ano e meio após o início da implementação [1];
- aumento de 17% a 40% de um desvio-padrão em um exame padronizado de Língua Hebraica (leitura), também aplicado ao fim do 4º ano, e no mesmo horizonte temporal do resultado imediatamente acima [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Angrist, J. D., & Lavy, V. (2001). Does Teacher Training Affect Pupil Learning? Evidence from Matched Comparisons in Jerusalem Public Schools. Journal of Labor Economics, 19(2), 343-369.
Eixos de busca
Área
EducaçãoElementos
Aulas de reforçoCapacitação de professoresEstabelecimentos abertos no contraturnoTreinamento de professores em práticas pedagógicasTriagens de avaliação de saúde infantilPúblico-alvo
Alunos de escolas públicasAlunos do Ensino Fundamental ICrianças de 6 a 10 anosProfessores do Ensino Fundamental IRegião
ÁsiaPaís
IsraelEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Projeto-Piloto para Aprimoramento da Alfabetização no Rio Grande do Sul
Promover práticas pedagógicas efetivas de alfabetização e letramento.
Formação Continuada de Professores no Programa Un Buen Comienzo em Santiago do Chile
Aumentar a sistematicidade e intencionalidade de conteúdos curriculares voltados à formação de habilidades cognitivas e socioemocionais na educação infantil.
Programa Escolar de Estímulo ao Comportamento Orientado para o Futuro no Ensino Fundamental em Istambul
Transmitir a alunos a habilidade de imaginar e avaliar cuidadosamente as consequências de suas ações no futuro.