Imds lança portal agregador de políticas públicas e programas sociais pelo mundo

Imds lança portal agregador de políticas públicas e programas sociais pelo mundo

“Plataforma Impacto em Mobilidade Social”, iniciativa inédita no Brasil, quer facilitar o acesso e inspirar pesquisadores, gestores e tomadores de decisão

O Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds) apresenta a “Plataforma Impacto em Mobilidade Social”, novo portal que irá organizar e tornar mais fácil, ágil e prático o acesso a informações de políticas públicas e programas sociais testados e avaliados ao redor do mundo. O novo portal fará parte do site do instituto, o imdsbrasil.org.

O objetivo é oferecer informações que auxiliem a estruturar todo o ciclo de uma política pública com base em evidências. O público-alvo são todos os envolvidos na formulação e implementação de políticas e programas sociais. “É uma biblioteca organizada e acessível de políticas e programas desenvolvidos e testados em dezenas de países”, diz Paulo Tafner, diretor-presidente do Imds.

Desde sua criação, em 2020, o instituto vem apresentando o cenário mais recente disponível para a mobilidade social no país, caracterizando a situação para diferentes grupos sociodemográficos. Além disso, tem disponibilizado diagnósticos de situações-problema que se põem como entraves para o desenvolvimento e a mobilidade social do Brasil. O Imds já discutiu as limitações que crianças e adolescentes enfrentam, especialmente aqueles cujos contextos domiciliares são de maior vulnerabilidade e pobreza, e que se manifesta na falta de acesso a recursos no domicílio – desde condições de infraestrutura piores, até acesso a bens e serviços, inclusive tecnológicos. Já se debruçou sobre as chances de saída dos programas de transferência de renda e dos contextos domiciliares e territoriais e sua correlação com a saída. E também desenvolveu toda uma discussão a respeito da evasão e do abandono escolar, além de disponibilizar publicamente o painel “Imds – Eleições 2022: Indicadores Estaduais”, um material que visa auxiliar o debate eleitoral em torno do desenvolvimento econômico e social.

Mas o Imds entende que diagnosticar e apontar problemas não é suficiente. Essa atitude inspirou a criação da Plataforma, um catálogo digital de programas que já se mostraram capazes de auxiliar na solução de desafios em contextos diversos. O novo portal organiza os conhecimentos de forma intuitiva por área temática, problemas que o programa resolve, classes e componentes do programa, público-alvo e localidade em que as iniciativas foram implementadas.

Uma Secretaria de Planejamento está pensando em programas para aumentar os anos de estudo da população? Há programas que auxiliam nisso, desde centros comunitários de saúde, programas de educação infantil, de merenda escolar, até programas de mentoria e reforço escolar? Um grupo de trabalho entre a Secretaria de Educação e de Trabalho está pensando em programas de ensino técnico e profissionalizante? É possível encontrar programas da Turquia, Colômbia e Estados Unidos, que podem ajudar a pensar no desenho?

Esses são apenas alguns exemplos de mais de 100 políticas disponibilizadas nas áreas de assistência social, combate à violência, educação, gênero e minorias, inclusão produtiva, mercado de trabalho e renda, primeira infância, saúde, habitação e território, e juventude. E a ideia é que essa Plataforma seja um ambiente vivo e sempre alimentado com novas evidências dos programas já mapeados e novos programas dessas e de outras temáticas.