Crianças e adolescentes

Crianças e Adolescentes

Segunda parte da série focada nas condições de crianças e adolescentes no Brasil, apresenta as características dos domicílios e seus residentes entre crianças e adolescentes pobres e aqueles que moram em domicílios com as 20% maiores rendas per capita do país.

Crianças e adolescentes: pobreza monetária e condições para o desenvolvimento de habilidades no Brasil



Dando sequência aos estudos sobre pobreza na infância e adolescência com os dados de 2012 a 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), apresentamos o tema pobreza monetária e condições para o desenvolvimento de habilidades de crianças e adolescentes no Brasil. No primeiro estudo da série, falamos sobre a evolução da incidência, distribuição e hiato da pobreza. Neste, abordamos as possíveis barreiras à mobilidade social.

No painel, são feitas comparações das características dos domicílios e seus residentes entre crianças e adolescentes pobres (identificados a partir da linha de pobreza regionalizada) e aqueles que moram em domicílios com as 20% maiores rendas per capita do país. Os temas abordados são composição do domicílio, condições de moradia, acesso a bens duráveis e tecnologias da informação e comunicação, educação dos coabitantes e resultados parciais de educação dos brasileiros entre 0 e 17 anos.

Buscamos com esses indicadores jogar luz sobre as realidades de crianças e jovens de contextos socioeconômicos distintos e fomentar o debate sobre como construir um país com maior mobilidade social ascendente, oferecendo, portanto, melhores possibilidades a todos de se desenvolverem e romperem os ciclos de pobreza hoje existentes.

Topo