+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Com base nos dados da Folha de Pagamentos do Programa Bolsa Família de 2005 (Folha), do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), estudamos a situação de acesso ao mercado de trabalho formal entre 2015 e 2019 vivenciada pelos indivíduos beneficiários do programa em 2005.
São analisadas 3 situações possíveis de acesso ao mercado de trabalho formal a partir da RAIS: os não encontrados na RAIS, os encontrados na RAIS em até 2 anos e os encontrados na RAIS durante 3 anos ou mais. As divisões objetivam, além de avaliar o acesso, tentar medir de forma aproximada a intensidade desse vínculo mais ou menos forte, de acordo com a quantidade de anos em que os indivíduos foram encontrados no mercado formal.
Os gráficos apresentam as diferenças no acesso ao mercado de trabalho formal, no período analisado, de acordo com as características de cor ou raça, sexo e faixa etária, assim como de acordo com a escolaridade dos titulares dos domicílios que residiam em 2005. É possível também observar os resultados de acordo com a condição em 2005 de titulares ou dependentes na Folha de Pagamentos e por município, Unidade Federativa (UF), e região.
Essa coletânea vem somar ao esforço do Imds de entender a dinâmica da pobreza no Brasil, e seu padrão ao longo do ciclo de vida do indivíduo, a partir do uso de dados de painel longitudinal.