Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Publicações
RecentesSaúde Materno-Infantil no Brasil: Desafios e Políticas Públicas
Autoria: Helena Laneuville
Edição: 1º
Publicado em: outubro 2024
A atenção primária materno-infantil consiste em oferecer cuidado para grávidas, puérperas e crianças em seus primeiros meses de vida. Essa nota técnica acende um sinal de alerta para o estado da mortalidade infantil, discute a provisão de serviços de atenção primária materno-infantil nas capitais brasileiras e indica caminhos de política pública para sua melhoria.
Existe uma associação negativa entre cobertura de atendimento pré-natal e mortalidade infantil: cada 1 ponto percentual a mais de cobertura pré-natal adequada nos municípios está associado a uma redução na taxa de mortalidade de crianças até 1 ano de 0.08 a cada mil nascidos vivos. Uma breve resenha da literatura de programas de atenção primária aponta para estratégias de políticas públicas municipais que se revelam eficazes na melhoria da saúde infantil.
Esse trabalho é parte de uma sequência de notas técnicas relacionadas às Eleições Municipais de 2024. Os dados utilizados podem ser encontrados em Painel Imds Eleições (link aqui). A principal fonte de informações sobre políticas públicas é a Plataforma Impacto (link aqui).
Aproveite a leitura!