Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Publicações
RecentesEnsino Online e Presencial: O que a literatura acadêmica de avaliação de impacto conclui sobre as diferenças nos resultados?
Autoria: Michel Szklo
Edição: 1º
Publicado em: julho 2024
Esta publicação revisa a literatura acadêmica sobre as diferenças nos resultados educacionais entre o ensino online e o presencial. Embora o ensino online possa aumentar o acesso à educação, geralmente resulta em menor desempenho acadêmico e maior evasão, especialmente entre alunos com menor desempenho prévio, podendo aprofundar desigualdades.
Em contraste, o ensino híbrido, que combina componentes online e presenciais, mantém a qualidade da aprendizagem e é uma abordagem mais eficaz, sem comprometer a qualidade do ensino. A sala de aula invertida, uma variação do ensino híbrido, também melhora o desempenho dos alunos, especialmente quando inclui atividades cooperativas.
As evidências destacam a necessidade de equilibrar o acesso e a qualidade na implementação de modalidades de ensino online, considerando alternativas que envolvam componentes presenciais e metodologias de aprendizado ativo e cooperativo. Essas conclusões são relevantes para o recente debate nacional e as políticas do MEC sobre a regulamentação do ensino à distância.
Boa leitura!