Projetos

Projetos em execução



Dashboard e Relatório sobre Pobreza na Infância e na Adolescência, com Oppen Social

Conjunto de indicadores sobre pobreza na infância e adolescência no Brasil, fazendo uso da PNADC. A partir do conceito de pobreza exclusivamente como insuficiência de renda, apresentará a evolução temporal e geográfica da pobreza infantil e adolescente no Brasil; da caracterização das famílias pobres (por exemplo, da sua condição de habitação, saneamento, escolarização); e dos determinantes e a composição da renda (por exemplo, transferências e renda de trabalho). Acompanhado de relatório analítico.

Evasão Escolar, com Vitor Pereira e Jessica Gagete-Miranda

Abordagem do tema evasão escolar, através de quatro iniciativas:

  • Elaboração de três notas conceituais tratando de diagnóstico a partir de dados da PNADC e do SAEB, entre outros, com cálculo de indicadores sobre evasão, abandono, atraso escolar; identificação de causas e conseqüências da evasão escolar a partir de meta-análise de artigos científicos; mapeamento dos programas de combate à evasão escolar, comparando os resultados de avaliações de impacto.
  • Elaboração de preditor para o abandono e a evasão escolar, utilizando técnicas econométricas de machine learning e métodos não paramétricos.
  • Avaliação de programas de combate à evasão escolar com uso de métodos quantitativos quase-experimentais.
  • Idealização de projeto-piloto para redução da evasão escolar, com uso de ferramentas de inteligência artificial.

Algumas Ferramentas de políticas públicas com foco em mobilidade social: uma cartilha, com Bruna Cricci sob orientação de Jessica Gagete-Miranda

Produção, em linguagem amigável para o não-especialista, uma descrição das principais questões associadas ao desenho de programas sociais com elevado impacto potencial em mobilidade social.

Mobilidade Social e Intergeracional no Brasil: análise dos beneficiários do programa Bolsa Família, com Cecilia Machado e Valdemar Neto e suporte Oppen Social

Projeto visa entender a evolução da pobreza no Brasil e da principal política nacional voltada para a sua mitigação, o Programa Bolsa Família (PBF), por meio dos dados administrativos das folhas de pagamentos do PBF e do Cadastro Único para Programas Sociais.

Será feita revisão das mudanças ocorridas no PBF ao longo do tempo; análise da evolução do PBF mensalmente desde a sua implementação, considerando os valores recebidos e o total de famílias (e pessoas) atendidas; e, mais importante, buscaremos acompanhar os indivíduos (responsáveis e dependentes) das famílias participantes do PBF, a fim de medir o grau de mobilidade social e dependência para com o programa ao longo dos anos, bem como as características demográficas dos indivíduos que estariam relacionadas com um maior ou menor grau de dependência/mobilidade.

Ferramentas de Edtech para suporte ao desenvolvimento infantil

Elaboração de ferramentas de tecnologia educacional com foco na primeira infância e na infância. Desenvolvimento de pilotos envolvendo construção da solução tecnológica, projeto pedagógico, provas de conceito, e estratégias de aferição de impacto. Todos os pilotos deverão ser implantados em parceria com governos estaduais e municipais.

Topo