+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 07/05/2022
Data da última atualização: 07/05/2022
Aumentar as taxas de progressão e o aprendizado das crianças em idade escolar.
O programa foi implementado no ano de 2007 pelo Ministério da Educação de Madagascar, no contexto de uma avaliação experimental de impacto de larga escala (640 escolas rurais em 16 distritos, com total de aproximadamente 6.000 alunos).
O programa teve por foco alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. Em uma reunião conjunta de rotina do corpo docente com alunos e seus pais e cuidadores, foram apresentadas estatísticas simples de salários e empregos para cada grupo educacional e gênero, referentes ao ano de 2005. Nessa ocasião, foi dada ênfase especial ao fato de que a renda auferida no mercado de trabalho crescia com o maior nível educacional alcançado. Na sequência, houve uma discussão de aproximadamente 20 minutos, e foi entregue aos pais um panfleto com as mesmas informações compartilhadas na reunião.
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
[1] Nguyen, T. (2008). Information, Role Models and Perceived Returns to Education: Experimental Evidence from Madagascar. Unpublished Manuscript.
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Aumentar o engajamento dos alunos com a vida escolar e a taxa de conclusão do ensino médio.
Aumentar as taxas de conclusão do ensino médio na idade certa, o aprendizado na etapa, e as taxas de matrícula no ensino superior de jovens.
Aumentar as taxas de entrada e conclusão do ensino médio de jovens.