Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Transferências Condicionais de Renda e Educação em Nutrição Infantil pelo World Food Programme no Equador
Transferências Condicionais de Renda e Educação em Nutrição Infantil pelo World Food Programme no Equador
Qual era o objetivo?
Diminuir os níveis de insegurança alimentar, aumentar o poder decisório de mulheres no seio familiar e reduzir tensões entre imigrantes e a população local.
Onde e quando?
O programa foi implementado em 2011, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 2.357 famílias em centros urbanos nas províncias de Carchi e Sucumbíos, no Equador, áreas que tinha recebido, à epoca, um enorme influxo de refugiados colombianos.
Como era o desenho?
As transferências tiveram como características centrais:
- focalização: mulheres em famílias de baixa renda, refugiadas e moradoras equatorianas que não eram beneficiárias do programa Bono de Desarollo Humano;
- magnitude, periodicidade e titularidade: transferências mensais de aproximadamente 40 dólares, com titularidade dada à mulher, em um cartão de débito, que equivaliam a 10% do gasto domiciliar total das famílias do estudo, distribuídas entre maio e outubro de 2011;
- iniciativas paralelas: (iii.a) reuniões mensais para discussão de temas relacionados à nutrição, com foco na diversidade alimentar e no consumo adequado de alimentos para gestantes e crianças menores de 24 meses; (iii.b) campanha de conscientização com cartazes e folhetos sobre nutrição, exibidos em pontos de distribuição, incluindo supermercados, bancos, armazéns de alimentos e centros comunitários;
- condicionalidades: presença nas reuniões mensais de educação nutricional.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da implementação da iniciativa:
- aumento de 12% nos gastos per capita com consumo de comida e aumento de 11% nos gastos per capita com consumo de outros bens ou serviços, ao fim da implementação do programa [1];
- aumento de 13% na quantidade total de calorias consumidas pelas famílias contempladas, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1].
Quais as fontes da informação?
- Hidrobo, M., Hoddinott, J., Peterman, A., Margolies, A., & Moreira, V. (2014). Cash, Food, or Vouchers? Evidence from a Randomized Experiment in Northern Ecuador. Journal of Development Economics, 107, 144-156.
Eixos de busca
Indicador afetado
Consumo das famíliasConsumo de caloriasConsumo de comidaDiversidade alimentarGastos com comidaGastos do domicílioTipo de programa
TransferênciasClasse de programa
TransferênciasRegião
América LatinaPaís
EquadorEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Distribuição de Cupons e Educação em Nutrição Infantil pelo World Food Programme no Equador
Diminuir os níveis de insegurança alimentar, aumentar o poder decisório de mulheres no seio familiar e reduzir tensões entre imigrantes e a população local.
Distribuição de Cestas Básicas e Educação em Nutrição Infantil pelo World Food Programme no Equador
Diminuir os níveis de insegurança alimentar, aumentar o poder decisório de mulheres no seio familiar e reduzir tensões entre imigrantes e a população local.
Mudanças nas Regras do Earned Income Tax Credit (EITC) nas Décadas de 80 e 90 nos Estados Unidos
Incentivar a participação na força de trabalho e reduzir a pobreza, com foco em famílias com crianças.