← voltar para plataforma impacto

Testes Informatizados para Avaliação Diagnóstica e de Aprendizagem em San Diego

Publicado em 27/02/2024 Atualizado em 08/01/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Ajudar professores e estudantes a identificarem áreas para direcionamento dos esforços de aprendizagem.

Onde e quando?

Os testes foram usados a partir de 1999 em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que usa dados de alunos que realizaram testes do tipo entre 1999 e 2006.

Como era o desenho?

Os testes, que integram o Mathematics Diagnostic Testing Project, foram desenvolvidos por universidades públicas da Califórnia e consistem em um conjunto de testes de “prontidão” projetados para fornecer aos alunos e professores informação detalhada sobre os conhecimentos requeridos para acompanhar cursos futuros de Matemática, no curso de sua vida escolar. Cada teste teve duração de 45 minutos e, dependendo do assunto, de 40 a 50 perguntas de múltipla escolha. O professor recebeu, para cada aluno e para a turma como um todo, indicadores da porcentagem de perguntas respondidas corretamente em áreas específicas.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foi documentada, no artigo listado na seção abaixo, a seguinte evidência a respeito do impacto causal do uso dos testes pelos alunos:

  • aumento de 7% a 9,1% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. na nota em um exame padronizado de Matemática, entre alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, no ano seguinte à realização do teste [1].

Quais as fontes da informação?

  1. Betts, J. R., Hahn, Y., & Zau, A. C. (2017). Can Testing Improve Student Learning? An Evaluation of the Mathematics Diagnostic Testing Project. Journal of Urban Economics100, 54-64.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.