← voltar para plataforma impacto

Programa Teen Pregnancy Prevention (TPP) nos Estados Unidos

Publicado em 17/06/2025 Atualizado em 17/06/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Reduzir as chances de ocorrência de uma gravidez durante a adolescência entre alunas do sistema público de ensino.

Onde e quando?

O programa Teen Pregnancy Prevention (TPP) foi implementado a partir de 2010 pelo governo federal dos Estados Unidos. As informações abaixo referem-se a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que usa dados agregados ao nível do condado, para todas as regiões do país, cobrindo o período de 1996 a 2007.

Como era o desenho?

A iniciativa destinou recursos, por meio de processos competitivos, a entidades públicas e privadas locais para replicação modelos de programas de prevenção da gravidez na adolescência baseados em evidências e para o desenvolvimento e teste de novos modelos e estratégias inovadoras.

Embora as abordagens e os temas tratados variassem bastante entre os conjuntos de atividades financiadas, a grande maioria tinha como principal componente a provisão de informações abrangentes sobre sexualidade, contracepção e saúde reprodutiva, principalmente quando comparadas a programas instaurados na década anterior, e que se baseavam exclusivamente na ênfase da abstinência.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:

  • entre 2010 e 2016, 55 condados americanos operaram iniciativas financiadas pelo TPP, atingindo cerca de 980 mil estudantes [1];
  • houve redução de 3,3% a 3,6% na taxa de gravidez na adolescência, nos condados participantes, no horizonte de até 6 anos depois da aprovação dos fundos [1].

Quais as fontes da informação?

  1. Mark, N. D., & Wu, L. L. (2022). More Comprehensive Sex Education Reduced Teen Births: Quasi-Experimental Evidence. Proceedings of the National Academy of Sciences, 119(8), e2113144119.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.