← voltar para plataforma impacto

Suplementação de Ferro em Escolas de Gunungpati na Indonésia

Publicado em 27/02/2024 Atualizado em 30/09/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Combater a anemia por deficiência de ferro em crianças.

Onde e quando?

O programa foi implementado no ano de 1988 no distrito de Gunungpati, Indonésia, no contexto de um estudo experimental envolvendo 130 crianças em 2 escolas.

Como é o desenho?

A suplementação teve por foco alunos de 8 a 11 anos em áreas com alta prevalência de anemia infantil e consistiu na provisão de cápsulas de sulfato ferroso, pelo período de 3 meses.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal dos esforços de suplementação:

  • aumento de 34% (32,9 gramas por litro) no nível de hemoglobina do sangue das crianças que tinham sido consideradas anêmicas no início do estudo [1];
  • para o mesmo grupo, há evidências de aumento nas notas em um exame padronizado de Matemática, Biologia, Língua e Ciências Sociais, com efeitos particularmente pronunciados para as duas últimas disciplinas, ao fim da implementação e 3 meses depois [1];
  • não foram foram encontrados efeitos estatisticamente em um teste de QI, no mesmo horizonte temporal, para crianças que tinham sido e as que não tinham sido consideradas anêmicas no início do estudo [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Soemantri, A. G. (1989). Preliminary Findings on Iron Supplementation and Learning Achievement of Rural Indonesian Children. The American Journal of Clinical Nutrition, 50(3), 698-702.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.