Serviços Individualizados de Aconselhamento Intensivo para Beneficiários do Seguro-Desemprego em Copenhague e Sealand
Serviços Individualizados de Aconselhamento Intensivo para Beneficiários do Seguro-Desemprego em Copenhague e Sealand
Qual era o objetivo?
Reintegrar rapidamente indivíduos desempregados ao mercado de trabalho.
Onde e quando?
A iniciativa foi adicionada ao conjunto de estratégias de apoio à busca por emprego utilizadas no sistema público da Dinamarca, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 1.637 beneficiários do seguro-desemprego, nas regiões de Copenhague e Sealand, implementado em 2008.
Como era o desenho?
À época da implementação do estudo, as estratégias usadas pelo sistema público de emprego combinavam:
- critérios de elegibilidade após registro em postos de atendimento;
- encontros com o gestor e profissional responsável pelo caso, a cada 3 meses, com aconselhamento sobre canais efetivos de busca por emprego e preparo para o mercado de trabalho, mas que também servia como oportunidade de monitoramento da elegibilidade;
- participação mandatória em pelo menos um programa de inclusão produtiva, no período de 9 meses (ou de 6 meses, se o beneficiário tinha menos de 30 anos) e, posteriormente, a cada 4 meses.
A iniciativa aumentou a frequência de interações com o profissional responsável para 6 encontros nas primeiras 13 semanas após a entrada no seguro-desemprego.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:
- 9 a cada 10 beneficiários participaram da primeira reunião e 7 a cada 10 dos que ainda se encontravam desempregados compareceram à última reunião com o profissional responsável pelo seu caso, dentre as 6 reuniões previstas, resultando em um aumento de aproximadamente 5 encontros no horizonte de 1 ano após a adoção da medida [1];
- quando observados 4 anos e meio depois, as pessoas que receberam o convite para acompanhamento individualizado tinham ficado 5,7% (ou 7,4 semanas) mais tempo empregadas [1];
- uma iniciativa implementada em paralelo no estudo experimental em outra região da Dinamarca, baseada em reuniões de acompanhamento em grupo, também encontrou resultados positivos, da ordem de aproximadamente 4,2 semanas no mesmo horizonte temporal do resultado acima, embora este resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado, ou que uma estimativa é imprecisa, quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1].
Quais as fontes da informação?
- Maibom, J., Rosholm, M., & Svarer, M. (2017). Experimental Evidence on the Effects of Early Meetings and Activation. The Scandinavian Journal of Economics, 119(3), 541-570.
Políticas e Programas Relacionados
Estudo sobre o Programa de Inclusão Produtiva Greater Avenues to Independence (GAIN) na Califórnia
Caracterizar os componentes mais efetivos da política pública para gerar transições para o mercado de trabalho entre a população beneficiária.
Recomendação de Empresas para Usuários da Plataforma La Bonne Boîte na França
Direcionar a busca dos usuários para aumentar os níveis agregados de geração de emprego.
Auxílio Financeiro com Transporte para Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba
Reduzir os custos de mobilidade no processo de procura por um emprego.