← voltar para plataforma impacto

Projeto Growing America Through Entrepreneurship (GATE) nos Estados Unidos

Publicado em 03/11/2024 Atualizado em 03/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Ajudar pessoas a realizarem o sonho de serem donas de seus próprios negócios.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada a partir de 2002 pelo Department of Labor e pela Small Business Administration, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado"., envolvendo 4.197 moradores de áreas urbanas e rurais dos Estados Unidos.

Como é o desenho?

A ideia central do projeto GATE foi facilitar a conexão de pessoas interessadas em tornar-se empreendedoras com serviços típicos de capacitação providos por entidades comunitárias ou centros de desenvolvimento de pequenos negócios. Ambos os tipos de instituição ofertavam serviços individualizados ou em grupo de consultoria.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do GATE sobre os indivíduos convidados a participarem de suas atividades:

  • no horizonte de 6 meses, houve aumento de 85% (ou de 37 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50% (=5/10).) na taxa de indivíduos que tinham recebido alguma forma de capacitação em empreendedorismo, com aumento, em média, de 8,5 horas no tempo dispendido em atividades do tipo, a um custo de 1.321 dólares por participante [1,2]
  • aumento de 13% a 15% (ou de 4,6 a 5,2 pontos percentuais) na taxa de indivíduos que eram proprietárias de um negócio, 6 meses após a implementação, embora haja evidências de que o efeito sobre essa variável tenha se tornado imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população., e se dissipado no horizonte de 1 ano e meio e 5 anos, respectivamente [2,3];
  • em nenhum dos horizontes temporais considerados acima, foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. no volume tomado como empréstimo, em indicadores de venda, tamanho dos negócios ou na renda domiciliar de seus proprietários [2].
  1. Há, também, evidências de que a qualidade dos elementos de formação recebidos pelos potenciais empreendedores contemplados tenha aumentado, com maior frequência de assistência individualizada.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Benus, J., Shen, T., Zhang, S., Chan, M., & Hansen, B. (2009). Growing America Through Entrepreneurship: Final evaluation of Project GATE. IMPAQ International, 1-243.
  2. Fairlie, R. W., Karlan, D., & Zinman, J. (2015). Behind the GATE Experiment: Evidence on Effects of and Rationales for Subsidized Entrepreneurship Training. American Economic Journal: Economic Policy, 7(2), 125-161.
  3. Michaelides, M., & Benus, J. (2012). Are Self-Employment Training Programs Effective? Evidence from Project GATE. Labour Economics, 19(5), 695-705.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.