Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Projeto Growing America Through Entrepreneurship (GATE) nos Estados Unidos
Projeto Growing America Through Entrepreneurship (GATE) nos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Ajudar pessoas a realizarem o sonho de serem donas de seus próprios negócios.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada a partir de 2002 pelo Department of Labor e pela Small Business Administration, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado"., envolvendo 4.197 moradores de áreas urbanas e rurais dos Estados Unidos.
Como era o desenho?
A ideia central do projeto GATE foi facilitar a conexão de pessoas interessadas em tornar-se empreendedoras com serviços típicos de capacitação providos por entidades comunitárias ou centros de desenvolvimento de pequenos negócios. Ambos os tipos de instituição ofertavam serviços individualizados ou em grupo de consultoria.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, nos artigos listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do GATE sobre os indivíduos convidados a participarem de suas atividades:
- no horizonte de 6 meses, houve aumento de 85% (ou de 37 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de indivíduos que tinham recebido alguma forma de capacitação em empreendedorismo, com aumento, em média, de 8,5 horas no tempo dispendido em atividades do tipo, a um custo de 1.321 dólares por participante [1,2];¹
- aumento de 13% a 15% (ou de 4,6 a 5,2 pontos percentuais) na taxa de indivíduos que eram proprietárias de um negócio, 6 meses após a implementação, embora haja evidências de que o efeito sobre essa variável tenha se tornado imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população., e se dissipado no horizonte de 1 ano e meio e 5 anos, respectivamente [2,3];
- em nenhum dos horizontes temporais considerados acima foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. no volume tomado como empréstimo, em indicadores de venda, tamanho dos negócios ou na renda domiciliar de seus proprietários [2].
- Há, também, evidências de que a qualidade dos elementos de formação recebidos pelos potenciais empreendedores contemplados tenha aumentado, com maior frequência de assistência individualizada.
Quais as fontes da informação?
- Benus, J., Shen, T., Zhang, S., Chan, M., & Hansen, B. (2009). Growing America Through Entrepreneurship: Final evaluation of Project GATE. IMPAQ International, 1-243.
- Fairlie, R. W., Karlan, D., & Zinman, J. (2015). Behind the GATE Experiment: Evidence on Effects of and Rationales for Subsidized Entrepreneurship Training. American Economic Journal: Economic Policy, 7(2), 125-161.
- Michaelides, M., & Benus, J. (2012). Are Self-Employment Training Programs Effective? Evidence from Project GATE. Labour Economics, 19(5), 695-705.
Eixos de busca
Indicador afetado
Abertura de novos negóciosInvestimento em empresasRenda domiciliarTamanho da empresaVendasDimensão
Funcionamento de negócios e empreendedorismoMercado de trabalho, renda e orçamento familiarResultados de negócios e empreendedorismoTipo de programa
Capacitação de empreendedoresFaixa Etária
Adultos e famíliasRegião
América do NortePaís
Estados UnidosEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.