← voltar para plataforma impacto

Programa Hoy No Circula na Cidade do México

Publicado em 09/04/2024 Atualizado em 09/04/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Reduzir os níveis de poluição do ar da cidade para gerar melhorias de saúde coletivas.

Onde e quando?

O Hoy No Circula foi implementado no ano de 1989, na cidade do México. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacional que usa dados de estações de monitoramento da qualidade do ar na cidade entre os anos de 1985 a 2005.

Como é o desenho?

O programa instituiu rodízio entre 5 da manhã e 10 da noite, em um dos dias úteis da semana, para veículos com placas com fim determinado (por exemplo 5 ou 6, às segundas-feiras). Táxis, ônibus, carros da polícia, ambulâncias, caminhões de bombeiros e alguns veículos comerciais foram considerados isentos. Por fim, foi estabelecido que os veículos que violassem o rodízio seriam apreendidos por 48 horas e o proprietário pagaria uma multa equivalente a 200 dólares, à época da implementação.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da instauração do rodízio de veículos:

  • quando implementadas, em 1989, as regras se aplicavam a 2,3 milhões de veículos ou 460.000 veículos por dia [1];
  • não foram encontradas evidências de que o programa tenha diminuído a poluição do ar, tal como capturada pelos níveis de partículas em suspensão de monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, ozônio, óxidos de nitrogênio e dióxido sulfúrico [1];
  • há, na realidade, evidências de que o programa tenha aumentado nos níveis de poluição fora do horário de rodízio, e aos fins de semana [1];
  • algumas das razões exploradas para a falta de impactos positivos do programa são que não houve aumento no uso do transporte público, e de que uma parcela considerável de habitantes parece ter comprado carros adicionais para se transportarem no dia do rodízio – sendo uma parte considerável destes carros relativamente velhos, com taxas maiores de emissão de poluentes [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Davis, L. W. (2008). The Effect of Driving Restrictions on Air Quality in Mexico City. Journal of Political Economy116(1), 38-81.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.