← voltar para plataforma impacto

Programa EscolarJovem de Futuro no Brasil

Publicado em 21/10/2022 Atualizado em 23/02/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Aumentar a permanência de todos os estudantes na escola e a taxa de conclusão do ensino médio, alcançando níveis mais elevados de aprendizagem.

Onde e quando foi implementado?

O programa Jovem de Futuro foi criado em 2007 pelo Instituto Unibanco, sendo implementado e aperfeiçoado em vários estados do Brasil nos anos subsequentes. Os resultados abaixo se referem à chamada “terceira geração” do programa (entre os anos de 2015 e 2017), no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto envolvendo 825 escolas públicas, no Pará, Piauí, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

Como é o desenho?

O programa teve por focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. escolas de Ensino Médio da rede pública. A ideia central do programa, nas três “gerações”, foi a de fortalecer a competência de liderança e gestão de diretores de escola e coordenadores pedagógicos, apoiando-os com indicadores, metas, processos, formação e assessoria multifacetada.

Concretamente, o programa integrou componentes implementados como etapas de parcerias com as Secretarias de Educação dos Estados, com assessoria do Instituto Unibanco. A primeira etapa foi de pactuação de metas para um ciclo de quatro anos, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A segunda etapa, por sua vez, foi de planejamento de ações que seriam realizadas para alcançar as metas pactuadas. Nesse momento, foram elaborados planos de ações, documentos produzidos pelos gestores com o detalhamento das atividades que seriam executadas, o período, os resultados esperados e os responsáveis. Nessas e em todas as demais etapas, as equipes de regionais e secretarias receberam assistência técnica e formação do Instituto Unibanco e foram guiadas por protocolos, documentos que detalhavam passo a passo os indicadores e as atividades que compõem o sistema de monitoramento do programa. A terceira etapa foi de execução das ações propostas na etapa de planejamento.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, nos artigos para discussão e relatório listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Jovem de Futuro, em sua terceira geração, sobre alunos de escolas participantes:

  • aumento de aproximadamente 7% de um desvio-padrãoO desvio padrão mede a dispersão de valores de uma variável - números mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média; valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito proporcional de aproximadamente 4 percentis a partir do percentil 50. na nota de um exame padronizado de Matemática aplicado ao final do 3º ano do Ensino Médio [1];
  • aumento de aproximadamente 9% de um desvio-padrão na nota de um exame padronizado de Língua Portuguesa, também aplicado ao final do 3º ano do Ensino Médio [1];
  • aumento de 3,5% (ou 2,8 pontos percentuais) na taxa de alunos aprovados nos 3 anos do Ensino Médio [1].

De onde vem essa informação?

  1. de Barros, R. P., de Carvalho, M., Franco, S., Garcia, B., Henriques, R., & Machado, L. (2019). Assessment of the Impact of the Jovem de Futuro Program on Learning. World Bank.
  2. Henriques, R., de Carvalho, M. & de Barros, R. P. (2020). Avaliação de impacto em educação: a experiência exitosa do programa Jovem de Futuro em parceria com o poder público. Instituto Unibanco.

Vídeos

Acesse aqui bases utilizadas na elaboração desse artigo.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.