Suplementação de Ferro e Desverminação em Centros de Educação Infantil da ONG Pratham na Índia
Suplementação de Ferro e Desverminação em Centros de Educação Infantil da ONG Pratham na Índia
Qual era o objetivo?
Combater a anemia em crianças, mitigando os seus efeitos sobre a participação escolar.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada entre 2001 e 2002 na cidade de Déli, Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 2.400 crianças em 200 centros de educação infantil geridos pela ONG Pratham.
Como era o desenho?
Com foco em alunos de 2 a 6 anos, a iniciativa teve dois componentes principais. O primeiro foi a organização de 2 eventos de promoção em saúde nos centros de educação infantil, com distribuição de vermífugos. Além disso, durante um mês após os eventos, foram administrados diariamente suplementos nutricionais para combater a anemia (33,3 mg de ferro e ácido fólico).
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal:
- a iniciativa contou com alta adesão dos centros de educação infantil:
- 4 meses após o início da implementação, as crianças nos centros contemplados apresentaram melhorias em indicadores de saúde física:
- aumento de 47 a 52% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em um indicador normalizado de peso por altura [1];
- aumento de 31% a 37% de um desvio-padrão em um indicador normalizado de peso por idade, e de 3,4% a 4,7% (ou de 0,5 a 0,6 quiloO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em quilos! Por exemplo, um impacto de 1 quilo em crianças que, na ausência da iniciativa, teriam 20 quilos representa um aumento de 5% (=1/20).) no peso [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre altura ou em um indicador normalizado de altura por idade [1].
- aumento de 8,3 a 11% (ou de 5,8 a 7,9 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na frequência escolar, com efeitos concentrados em crianças com anemia severa no início do projeto [1].
Quais as fontes da informação?
- Bobonis, G. J., Miguel, E., & Puri-Sharma, C. (2006). Anemia and School Participation. Journal of Human Resources, 41(4), 692-721.
Políticas e Programas Relacionados
Transferências em Espécie no Programa de Alimentación y Nutrición Nacional 2000 no Equador
Reduzir as taxas de desnutrição e amenizar a carência de micronutrientes essenciais ao desenvolvimento na primeira infância.
Programa Nacional de Suplementação de Iodo na Tanzânia
Combater as altas taxas de distúrbio por deficiência de iodo na população.
Programa Reach Up and Learn de Visitas Domiciliares para Estimulação e Desenvolvimento na Primeira Infância na Jamaica
Aumentar os estímulos ao desenvolvimento durante a primeira infância e aprimorar a nutrição para mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.